Implementação de práticas de TI Verde é tema de pesquisa de mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove a defesa da dissertação de mestrado profissional “Análise da implementação de práticas de TI Verde em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia” amanhã (10), às 10h, no auditório do Centro de Informática (CIn).

O aluno Talles Martins Moura foi orientado pela professora Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, que compõe a banca examinadora juntamente com Cristine Martins Gomes de Gusmão (Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE) e Sônia Virginia Alves França (Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da UFRPE).

Resumo

A corroborada necessidade da Tecnologia da Informação como parte da infraestrutura nas instituições públicas e privadas, tem impulsionado pesquisas acerca dos efeitos negativos ou positivos desta em consonância com o desenvolvimento sustentável. Nesse ensejo, destaca-se o emprego de práticas de Gestão de TI Verde ou Green IT que visam redução nos impactos ambientais causados pelo consumo de recursos tecnológicos. Este estudo trata de técnicas que podem ser utilizadas na rotina de ambientes institucionais e que promovam a redução dos gastos com energia elétrica sem comprometer o seu funcionamento, trazendo consigo uma mudança de hábito no servidor/usuário permitindo a adoção de práticas sustentáveis em suas atividades cotidianas. Esta pesquisa foi é o resultado da implementação da TI verde em nível Tático no IFTO Campus Palmas.

Data da última modificação: 08/08/2017, 13:11