HC entra no Top 10 de órgãos do Governo Federal mais elogiados pela sociedade em 2023 e continua entre os primeiros em Transparência Ativa

O HC recebeu 446 elogios

O Hospital das Clínicas da UFPE ficou em 9° lugar na lista de órgãos/entidades do Poder Executivo Federal mais elogiados em 2023, segundo dados da plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU), que apura os registros realizados pela sociedade. Além disso, o HC manteve-se em 1° lugar no ranking de Transparência Ativa (ao lado de outros 89 órgãos) ao fornecer de forma atualizada todos os 49 itens exigidos pela CGU para prestação de contas à sociedade – desde 2021, o hospital está nesse topo.

“Estamos muito orgulhosos desse resultado, que reflete a dedicação da nossa equipe em prestar atendimentos de excelência e é um testemunho do nosso compromisso com os cidadãos. Continuaremos a trabalhar para manter esse nível de qualidade e melhorar ainda mais os nossos serviços. Obrigado a todos os cidadãos e colaboradores que nos ajudaram a alcançar essa conquista”, afirma o gerente de Atenção à Saúde e superintendente em exercício do HC, Hugo Melo.

O HC recebeu 446 manifestações de elogios compondo o Top 10 do ranking, ao lado de outros sete hospitais da Rede Ebserh, além do Instituto Nacional do Seguro Social (3º lugar) e do Ministério da Saúde (10º). Em 2019, o HC havia ficado em 17º. “Estar entre os dez órgãos mais elogiados do Poder Executivo Federal é muito significativo para todos nós que fazemos o HC. O reconhecimento, sem dúvidas, é uma força motriz para que possamos sempre prestar um serviço de excelência”, destaca a ouvidora do HC, Gabriella Farias.

A Ouvidoria do HC realizou uma campanha em parceria com a Unidade de Comunicação do HC para incentivar o registro do elogio, além de ações itinerantes nos ambulatórios e na internação explicando o papel da ouvidoria e sobre a possibilidade de registrar elogios. “A nossa população usuária está entendendo que a Ouvidoria não é somente uma instância em que são registradas reclamações e denúncias, mas que também é possível registrar elogios”, completa Gabriella Farias.

Em 2023, a rede de hospitais administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) registrou mais de 70% dos elogios feitos às instituições do Executivo Federal, de acordo com a plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU). É o quinto ano consecutivo que a Rede Ebserh/MEC é destaque nesse quesito de qualidade da CGU. Dos 24.535 elogios apurados no ano passado, 17.536 foram direcionadas a alguma unidade vinculada, o que corresponde a 71% do total e quase o triplo de elogios em relação ao ano anterior.

O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 09/01/2024, 14:51