HC e delegação do Ministério da Saúde de Angola discutem parceria para formação de profissionais de saúde

Comitiva angolana está em missão oficial no Brasil, cumprindo agenda que faz parte da cooperação bilateral entre os países

O Colegiado Executivo e membros da gestão do Hospital das Clínicas da UFPE receberam, na tarde de ontem (23), a comitiva com três representantes do Ministério da Saúde de Angola. O grupo está em missão oficial no Brasil, cumprindo agenda que faz parte da cooperação bilateral entre os países, com foco no fortalecimento da formação de recursos humanos na área da saúde do país africano. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que também recebeu visita de membros da comitiva na Administração Central, no Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB) e no Hospital Universitário da Universidade de Santa Catarina (HU-UFSC) nesta semana.

O diretor-geral do Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, o médico angolano Carlos Alberto Masseca, destacou que esta cooperação tem como objetivo formar os profissionais em diferentes especialidades da saúde, assim como preparar equipes para o trabalho de gestão hospitalar e de manutenção de equipamentos. O complexo fará, no próximo dia 30 de novembro, dois anos de inauguração e, segundo o diretor, pretende seguir ampliando os seus serviços. “Nós precisamos formar pessoas nas mais diferentes áreas e é isso que nós viemos fazer aqui. É um conjunto de formações que terá várias vertentes, desde residências, cursos de curta duração, estágios”, afirmou.

O superintendente em exercício e gerente de Atenção à Saúde do HC, Hugo Melo, falou da satisfação da instituição em receber a visita técnica, entendendo que essa aproximação entre o hospital e o Ministério da Saúde de Angola proporcionará grandes trocas de experiências: “Nós nos colocamos à disposição, dentro das nossas expertises em áreas clínicas e cirúrgicas, e em áreas multi e interdisciplinares para, a partir da pactuação que for realizada com a Ebserh, poder progredir com esse acordo de cooperação e participar desse processo formativo dos profissionais angolanos”, declarou.

POTENCIALIDADES - O gestor Hugo Melo fez uma apresentação que refletiu sobre a história do Hospital das Clínicas e ilustrou toda a sua estrutura física e a produção assistencial, de ensino e de pesquisa. Entre os destaques, fez menção à capacidade total de 441 leitos, às 31 especialidades médicas e ao parque tecnológico expressivo para diagnósticos (com máquinas de hemodiálise, angiógrafo, tomógrafo e aparelho para ressonância magnética, por exemplo), além de reconhecimentos, como ser o único hospital pernambucano a transplantar rins com doadores vivos e falecidos.

No campo educacional, Hugo Melo ressaltou os números de 2023, que registram 1.551 residentes e 516 alunos de graduação em atividades práticas, com também a maior quantidade de projetos cadastrados no Sistema da Ebserh “Rede Pesquisa” dentre os hospitais universitários federais. Em números assistenciais, são realizadas, em média por mês, 21.211 consultas ambulatoriais, 34.193 exames laboratoriais, 375 teleatendimentos, 826 sessões de quimioterapia, 1.154 cirurgias ambulatoriais e 456 hospitalares de média complexidade, e 105 de alta complexidade.

O diretor pedagógico do complexo angolano, Djamel Márcio da Silva Kitumba, disse estar impressionado com esses dados, referindo-se ao HC como “um hospital que já acumula muita experiência e conhecimento”. Concordando com esse pensamento, o terceiro membro da comitiva, o médico cirurgião cardiovascular Valdano Mateus Correia Osório Manuel, enfatizou que as especialidades cirúrgicas do HC são uma das coisas que mais o impressionaram: “O HC seria um parceiro muito bom para a parte cirúrgica, que é muito forte”.

INTERCÂMBIO DE SABERES - A Ebserh participa da Cooperação Sul-Sul, iniciativa prestada pelo Brasil e centrada no fortalecimento institucional dos parceiros internacionais, condição fundamental para que a transferência e a absorção dos conhecimentos sejam efetivadas. Sem fins lucrativos e desvinculada de interesses comerciais, a cooperação técnica pretende compartilhar êxitos e melhores práticas nas áreas demandadas pelos países parceiros. O Brasil mantém relações de cooperação técnica com a América Latina, Caribe e África, com atuações pontuais na Ásia e Oceania.

SOBRE A EBSERH - O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 24/11/2023, 14:02