Francisco Carvalho, professor do CIn, é escolhido para Comitê de Assessoramento do CNPq

O cargo é reconhecimento acadêmico em nível nacional

O professor Francisco Carvalho, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi escolhido, dentre os indicados, para o Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação (CA-CC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em reunião do Conselho Deliberativo realizada no dia 14 de junho. O mandato será de 01/07/2023 até 30/06/2026.

O Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação (CA-CC) julga bolsas de produtividade em pesquisa e bolsas especiais, as propostas apresentadas ao edital universal, entre outras atribuições. “É uma posição acadêmica de destaque na comunidade científica nacional e que proporciona uma boa visibilidade para o CIn e para a UFPE”, ressalta Francisco.

O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq e tem como membros natos os presidentes do CNPq, Capes, Finep, Cofap, e o secretário-executivo do MCTI, e como membros designados representantes das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq. Além de escolher a composição dos comitês de assessoramento, estão entre suas principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar os funcionários dos colegiados e o relatório anual de atividades.

CURRÍCULO - Em janeiro deste ano, Francisco Carvalho tomou posse como membro titular na seção de Ciências da Engenharia na Academia Brasileira de Ciências (ABC). Um reconhecimento pelo seu trabalho na área de Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial. Pesquisador do CIn desde 1999, é professor titular da UFPE desde 2011. Pesquisador 1A do CNPq, em 2021 recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Também é membro titular da Academia Pernambucana de Ciências (APC) desde 2020 e membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Facepe na área de Ciências Exatas.

Data da última modificação: 03/07/2023, 16:19