Estudante de Pedagogia do CAA publica artigo sobre atendimento pedagógico em ambiente hospitalar

Trabalho foi orientado pelo professor Manuel Bandeira dos Santos Neto

A estudante Maria Alana de Araujo Oliveira, do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, teve seu artigo publicado pela Revista Cocar, classificada como A2 pelo Qualis Capes, no dia 7 deste mês. Sob a orientação do professor Manuel Bandeira dos Santos Neto, o estudo foi intitulado “Pedagogia Hospitalar: os principais desafios e o processo de ressignificação dos estigmas sociais” e propõe a apresentação dos destaques histórico-educacionais em ambientes hospitalares, salientando a evolução da pedagogia hospitalar ao longo de alguns períodos temporais, e o atendimento pedagógico e as práticas educativas inseridas no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Pedagogia Hospitalar, disciplina optativa que apresenta grande procura pelos alunos da área. Além disso, o artigo se aprofunda na análise e na compreensão a respeito dos principais desafios e do processo de ressignificação dos estigmas sociais diante da promoção da continuidade educacional para crianças e adolescentes, considerando a relevância da implementação de políticas afirmativas no cotidiano hospitalar.

Professor Manuel Bandeira

manuel.bandeira@ufpe.br