Estudante da Licenciatura em Expressão Gráfica da UFPE integra vencedora do hackathon do festival OCCA 360

Estudante do curso de Licenciatura em Expressão Gráfica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marina Paixão integra a equipe vencedora do Hackathon Recstation, uma das atividades que fizeram parte da programação do festival OCCA 360. O evento sobre tecnologia e inovação foi realizado este mês, pela comunidade criativa OCCA, no Sítio Histórico de Olinda.

O desafio proposto aos participantes do hackathon – termo que surge da combinação do verbo “hack” (programar) com o substantivo “marathon” (maratona) – foi o de aprimorar a experiência digital dos visitantes do Parque Escola RecStation.

“A Equipe EngenhOcca levou o 1º lugar por criar uma solução para uma experiência mais 360º para o parque, elaborando um site para o início dessa jornada imersiva que é o Recstation, toda uma caracterização da experiência de cadastro condizente com a proposta do parque e, no final, um acesso a conteúdo personalizado da experiência do participante no game”, explica Marina Paixão.

No site que corresponde à primeira etapa da solução idealizada pela Equipe EngenhOcca, os usuários poderiam se cadastrar, personalizar seu perfil e agendar o horário para participar da experiência no Parque Escola RecStation.

Depois, seria feito o reconhecimento facial dos usuários na chegada e, ao longo da experiência, seriam captadas algumas imagens para a terceira parte da solução proposta pelo grupo, que corresponde ao envio de material personalizado para os participantes: uma página de história em quadrinhos inspirada na experiência individual do usuário, algumas versões desses quadrinhos no formato adequado para publicação nos Stories do Instagram e algumas figurinhas de WhatsApp.

A estudante da UFPE Marina Paixão compôs a Equipe EngenhOcca com o tecnólogo em Sistemas para Internet Keven William, o graduado em Jogos Digitais Anderson Ribeiro e a técnica e tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Marcela Ribeiro.

Marina Paixão

marina.paixao@ufpe.br