Cursos de Letras Espanhol promovem semana de formação com professor de universidade espanhola

A programação gratuita conta oficinas e minicursos, que acontecem de 4 a 8 de setembro no CAC

Os cursos de Letras Espanhol presencial e EAD e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras Espanhol da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promovem, de 4 a 8 de setembro, a Semana de Formación em Español Lengua Estranjera. O evento, voltado aos alunos dos cursos, vai ser ministrado pelo professor e pesquisador da Universidade Jaime I (Espanha) Jorge Martí Contreras. A semana conta com uma programação gratuita com oficinas e minicursos, que acontecem no Centro de Artes e Comunicação (CAC) e de forma on-line. Interessados podem se inscrever pela internet. Os inscritos vão receber certificados pela participação nas atividades.

Os alunos, orientados pela professora Dayane Mônica Cordeiro, também vão participar da criação de unidades didáticas para o ensino de espanhol como língua estrangeira em conjunto com estudantes coordenados pelo professor Martí. O objetivo do intercâmbio é estimular a interação entre alunos de diferentes países, promovendo a interculturalidade e as trocas linguísticas por meio de experiências universitárias compartilhadas.

O professor Jorge Martí Contreras faz parte de um grupo de inovação educativa de espanhol como língua estrangeira e atua em colaboração com docentes de América, Ásia e Oceania. É doutor em língua espanhola pela Universidade de Valência e licenciado em filologia hispânica e em comunicação audiovisual. É professor titular da Universidade Jaime I (UJI) e leciona em programas de graduação e pós-graduação, especialmente, no âmbito do ensino de espanhol como língua estrangeira, com experiência internacional em mais de 12 países. Martí também é diretor do Congresso Internacional de Espanhol como Língua Estrangeira (UJI) e da revista Cultura, Lenguaje y Representación. É o pesquisador principal do projeto “Disponibilidad léxica en niños de 6 a 12 años y adaptación del léxico en el ámbito de la enseñanza de ELE para niños”. Também é vice-decano da UJI e diretor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores de Espanhol Língua Estrangeira.

Programação - Semana de Formación em Español Lengua Estranjera

04/09 - 10h às 12h - Oficina “Actividades y recursos para la enseñanza de la Expresión e Interacción Oral”, no Auditório Evaldo Coutinho no CAC

04/09 - 14h às 16h - Oficina “Actividades y recursos para la mediación oral y escrita”, no miniauditório II do CAC

05/09 - 19h30 às 20h30 - Conferência “La creación de corpus de vocabulario a partir de estudios de disponibilidad léxica en niños”, no miniauditório I do CAC

06/09 - 8h às 12h – Minicurso “Herramientas dramáticas para la interacción oral en la enseñanza de Español como Lengua Extranjera”, sala de dança nº 44 do CAC.

Data da última modificação: 29/08/2023, 14:02