Notícias Notícias

Voltar

Célula BIM UFPE recebe equipamentos do MDIC

O projeto da Célula BIM UFPE é coordenado pelos professores Max Andrade e Cristiana Griz, do Departamento de Expressão Gráfica

A Célula Building Information Modeling (BIM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), na última quinta-feira (23), equipamentos de última geração para apoiar o desenvolvimento das suas atividades. A gestão dos recursos da parceria com o MDIC é realizada pela Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), por isso, os equipamentos foram entregues por representante da instituição.

Foto: Divulgação

Coordenadores da célula e o representante da Rede Catarinense de Inovação

O projeto da Célula BIM UFPE, em funcionamento há dois anos e coordenado pelos professores Max Andrade e Cristiana Griz, do Departamento de Expressão Gráfica e pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura da UFPE (lA2), tem por objetivo criar instrumentos pedagógicos para a difusão do BIM no ambiente acadêmico.

Dentre os equipamentos, que foram entregues pessoalmente pelo representante da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), o engenheiro Paulo Muller, estão três desktops, um notebook, um drone, um óculos de realidade virtual e kits Arduino (conjunto de peças e componentes eletrônicos que são usados para construir projetos com a placa de mesmo nome). 

Com esse apoio, os coordenadores esperam impulsionar ainda mais os trabalhos da equipe, que conta com dez bolsistas de graduação (estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Licenciatura em Expressão Gráfica) e dois da pós-graduação em Desenvolvimento Urbano.

O BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção é um processo, uma metodologia, que envolve várias ferramentas, tecnologias e contratos para a geração e gestão de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.

Data da última modificação: 27/11/2023, 16:15