Abertas as inscrições para o 29º Prêmio Jovem Cientista

O prêmio traz como tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social” e é uma iniciativa do CNPq

O Prêmio Jovem Cientista, que visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade, recebe inscrições até o dia 31 de julho. Podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 anos de idade, estudantes do ensino superior que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham menos de 30 anos de idade e alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico, que tenham menos de 25 anos de idade. O regulamento está disponível aqui.  .

O prêmio, que na sua 29º edição tem como tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”, foi instituído em 1981 e é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com apoio da Fundação Roberto Marinho e tem o Banco do Brasil e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza como patrocinadores.

Serão premiadas as categorias: Mestre e Doutor – 1º lugar - R$ 35 mil, 2º lugar - R$ 25 mil, 3º lugar - R$ 18 mil; Estudante do Ensino Superior – 1º lugar - R$ 18 mil, 2º lugar - R$ 15 mil, 3º lugar - R$ 12 mil; e Estudante do Ensino Médio – um laptop pra os 1º, 2º e 3º colocados.

Ainda será entregue premiação a uma instituição de nível superior e a uma instituição de nível médio na categoria Mérito Institucional. O prêmio será entregue às instituições que se destacarem quanto ao número de trabalhos vinculados apresentados respectivamente nas categorias "Mestre e Doutor'' e "Estudante do Ensino Superior'' e na categoria “Estudante do Ensino Médio’’. Cada instituição vencedora será premiada com um valor de R$ 40 mil.

Também será premiado um pesquisador com título de doutor na categoria Mérito Científico, o ganhador receberá um valor de R$ 40 mil. O prêmio de Mérito Científico levará em consideração a qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionada com o tema do prêmio deste ano, de cada candidato. Os candidatos a esta categoria serão indicados ao CNPq pelos comitês de assessoramento, fundações, associações e sociedades científicas e educacionais.

Os ganhadores serão divulgados até novembro  de 2018 no site do PJC e por meio de coletiva de imprensa em Brasília. O Prêmio Jovem Cientista será entregue pelo presidente da República até dezembro de 2018, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica, tecnológica e empresarial.

Data da última modificação: 04/06/2018, 15:12