Informes Informes

Voltar

UFPE lança edital para selecionar bolsistas tradutores intérpretes de Libras para semestre no Campus Recife

As inscrições já podem ser realizadas por meio de formulário on-line

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de Graduação ou Pós-Graduação, e o público externo podem participar do processo seletivo destinado à contratação de bolsistas que vão atuar como Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) durante o semestre letivo 2023.2 no Campus Recife. As inscrições já podem ser realizadas por meio deste formulário, conforme as instruções detalhadas no Edital nº 1/2024, que foi publicado no Boletim Oficial nº 17/2024 da UFPE. 

Os tradutores intérpretes precisam ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolvimento das atividades, que ocorrem de fevereiro a julho de 2024. O valor da bolsa é de R$ 1 mil. 

A divulgação dos resultados está prevista para os dias 6 de fevereiro (após entrevistas) e 8 de fevereiro de 2024 (final, após consideração dos recursos). As sete vagas serão distribuídas entre o turno da manhã e o da noite, respeitando a ordem de classificação e a necessidade do setor. Caso a pessoa não tenha disponibilidade no horário para o qual for convocada, ela poderá continuar no cadastro de reserva, aguardando a abertura de novas vagas durante um prazo de 12 meses (que pode ser prorrogado). 

A UFPE realiza este processo seletivo simplificado por meio do Núcleo de Acessibilidade (Nace). O Setor de Acessibilidade Comunicacional do NACE é o responsável pela coordenação das bolsas, informando a quantidade, a disponibilidade e o local de atuação dos bolsistas. 

O serviço de tradução e interpretação Libras/Português (e vice-versa) deve ser assegurado quando “houver discente surdo(a) em aulas da graduação; o(a) professor(a) surdo(a) ministrar aulas para ouvintes na graduação; houver docentes e/ou discentes surdos(as) em reuniões na Universidade, tais como: Plenos, Colegiados, reuniões etc. e da acessibilidade em materiais institucionais”.

Mais informações
Núcleo de Acessibilidade (Nace)

interpretes.nace@ufpe.br