Evento ocorreu na manhã dessa segunda (27), na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da UFPE
O Encontro de Abertura do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na UFPE reuniu docentes, estudantes e gestores, na manhã de ontem (segunda-feira, 27), na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife da Universidade. O evento, que contou com apresentações musicais, mesa solene, palestra, mesa de diálogos e intervenções dialógicas, marca o início oficial das ações dos Núcleos de Iniciação à Docência selecionados no Edital nº 10/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Pibid é um programa executado pela Capes e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, que é a inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica para que realizem atividades docentes, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando.
Nesta edição do Pibid, que abrange os anos de 2024 a 2026, a UFPE tem 33 Núcleos de Iniciação à Docência aprovados, sendo 25 núcleos vinculados ao Campus Recife, sete núcleos ligados ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e um núcleo vinculado ao Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Cada núcleo é composto por um coordenador de área, que é um professor da Universidade; 24 bolsistas de iniciação à docência (estudantes de licenciatura); e três supervisores, os quais são vinculados às escolas parceiras. Os núcleos da UFPE contemplam 25 áreas do conhecimento.
Para o coordenador institucional do Pibid na UFPE, Ricardo Braz, o programa amplia a formação do licenciando, trazendo o ambiente escolar e a prática docente para o dia a dia do estudante. “É um salto muito grande na formação porque o Pibid potencializa o estudante em pegar o que está sendo desenvolvido em sala de aula [na universidade] e, de fato, levar para a escola e entender, nessa relação, como é que acontece na escola”, afirmou ele.
“O Pibid vem se fortalecendo; tem uma face muito importante de articulação com a educação básica. A universidade não pode prescindir dessa articulação permanente com a educação básica, sobretudo com o processo de formação dos professores e das professoras, dos trabalhadores em educação e também do fortalecimento da carreira, da educação básica”, defendeu o reitor Alfredo Gomes durante a mesa solene de abertura do evento.
Também presente à abertura do evento, a pró-reitora de Graduação Magna Silva ressaltou que o programa ajuda o licenciando a conhecer as diferentes esferas da docência, como o ato de dar aulas, a construção dos saberes junto aos alunos e a gestão escolar. “Esse é o objetivo do Pibid. É fazer com que o licenciando perceba essa integralidade, essa transversalidade da educação”, explicou. “E a gente espera que, com esse programa, vocês [licenciandos] consigam se formar mais conscientes da prática de vocês, desenvolver competências, desenvolver conhecimentos, saberes”, completou.
A pró-reitora também lembrou o bom trabalho realizado pela UFPE desde o processo seletivo do edital – a Universidade ficou na 15ª colocação entre as 297 instituições participantes no Brasil. “A Universidade Federal de Pernambuco, mais uma vez, é reconhecida nacionalmente como uma instituição de qualidade e de sucesso porque o nosso processo se destaca no país”, disse.
PROGRAMAÇÃO – O encontro de ontem (27) teve início com apresentação musical do Conjunto Caboclo Brasileiro, formado por Daniel Duarte – pandeiro (licenciando em Música na UFPE), Vitor Castanheira – bandolim (licenciando em Música na UFPE), Helton Migge – cavaquinho (Conservatório Pernambucano de Música) e Leandro Montovani – violão 7 cordas (UFPE).
A programação teve continuidade com a formação da mesa institucional, composta pelo reitor Alfredo Gomes; pela pró-reitora Magna Silva; pela diretora de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Shirley Monteiro; pela coordenadora de Programas Acadêmicos da Graduação da Diretoria de Gestão Acadêmica (DGA) da Prograd, Lara Colognese Helegda; e pelo coordenador institucional do Pibid na UFPE, Ricardo Braz.
Na sequência, a plateia conferiu a palestra “Promotores do direito à educação: o papel dos estudantes do Pibid”, com Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação (USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP), ele foi coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (jun/2006-mar/2020). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política, Economia e Sociologia.
No turno da tarde, as atividades do encontro continuaram com mesa de diálogos sobre as experiências no Pibid na UFPE, intervenções dialógicas e apresentações musicais.