Notícias Notícias

Voltar

Representantes da UAB UFPE participam do Encontro do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco

A edição 2023 do FEPUAB/PE, que ocorreu em Garanhuns, teve como objetivo sistematizar e padronizar as ações de monitoramento dos estudantes e a busca ativa ao combate da evasão nos cursos EAD

Nos dias 06 e 07 de dezembro, a Coordenação Geral da UAB na UFPE, por meio do coordenador-geral, professor Francisco Kennedy, e do coordenador adjunto, professor André Felippe, juntamente com os coordenadores do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis EAD, professor Daniel Cardoso, e professor Luiz dos Anjos, e os coordenadores dos Polo associados, professora Ana Paula Freitas (Caruaru) e professor Augusto Santiago (Vitória de Santo Antão), participaram da edição 2023 do Encontro do Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco (FEPUAB/PE), que aconteceu no auditório da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional/GRE, em Garanhuns.

Representantes da UAB UFPE no primeiro dia do FEPUAB/PE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

O evento, que teve como tema “Pernambuco em Novos Horizontes: Polos EaD UAB”, foi destinado a coordenadores, assistentes à docência e mantenedores dos Polos UAB-PE, coordenadores UAB e adjuntos das Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco (IPES/PE), além de coordenadores de cursos, coordenadores de Tutoria e demais membros ligados ao Sistema UAB. 

A solenidade de abertura, realizada no dia 06, teve a Mesa composta pelo presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polos UAB-PE, prof. Wantuir Queiroz, juntamente com a vice-presidente, profª. Lyedja Syméa; o coordenador-geral de Polos e Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES), Alexandre Póvoa; o gestor de Inovação Pedagógica, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Lucas Fialho; a coordenadora dos Polos UAB-PE, Vera Soares; o diretor de Educação a Distância do IFPE, prof. José Severino Bento; o coordenador-geral da UAB/UFPE, prof. Francisco Kennedy, o coordenador adjunto da UAB UFPE, prof. André Felippe; o coordenador-geral da UAB/UPE, prof. Renato Moraes; o coordenador-geral da UAB/UFRPE, prof. Temístocles Ferreira; e os coordenadores do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis EAD UFPE, prof. Daniel Cardoso, e prof. Luiz dos Anjos.

Composição da Mesa de abertura do FEPUAB/PE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

Em seguida, ocorreu a palestra ministrada pelo coordenador-geral de Polos e Tecnologias Educacionais da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES), Alexandre Póvoa, com a temática “A Importância dos Polos EaD UAB no Sistema UAB e seus agentes” , abordando o gerenciamento do sistema UAB, a relação com as unidades mantenedoras na manutenção e oferta dos cursos, e a dinâmica das parcerias com as Instituições de Ensino Superior.

Alexandre Póvoa durante a palestra no FEPUAB/PE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

Durante o Encontro, foi feita a entrega do Selo de Qualidade “APTO” FEPUAB-PE aos Polos de apoio presencial que ainda não receberam, pelo presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polos UAB-PE, Wantuir Queiroz. A coordenadora do Polo associado Caruaru da UFPE, Ana Paula Freitas, recebeu a placa como forma de reconhecimento do trabalho realizado pela Coordenação do Polo.

Coordenadora do Polo Associado Vitória de Santo Antão ao lado do Coordenador-geral da UAB/UFPE no FEPUAB/PE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

A programação do segundo dia do Encontro contou com a oficina “Fomento para ações do Polos EaD UAB” ministrada pelo representante da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Cláudio Abreu, que trouxe orientações sobre os Editais de Fomento, principalmente, relacionados à FACEPE; a Mesa redonda com os coordenadores UAB-PE de cada IPES apresentando as propostas de ofertas de cursos, com momento de perguntas e discussões entre os participantes; e a oficina “Sistematização de Monitoramento das ações da Tutoria Presencial” ministrada pela presidência do Fórum, visando estabelecer de forma prática uma padronização das ações nos Polos EaD UAB, o preenchimento dos instrumentos de trabalho, além da elaboração de um modelo para relatório.

No último Edital de ingresso, a Universidade Federal de Pernambuco obteve praticamente mais de 98% de ocupação das vagas e tem conseguido mantê-las. Para o próximo edital a expansão será maior, pois a UFPE dispõe de 3.300 vagas para os cursos a distância, sendo 2.100 destinadas à licenciatura e 300 para bacharelado, além das 900 vagas de especialização tanto para formação de professores quanto para agentes públicos e, ainda, desenvolvimento econômico social e regional. Segundo o Coordenador-geral da UAB na UFPE, na distribuição das licenciaturas estão previstas 300 vagas para Ciências Biológicas, 300 para Geografia, 270 para Letras - Espanhol, 350 para Letras - Português, 240 para Matemática, 340 para Educação Física e 300 para História, já o bacharelado em Ciências Contábeis terá 300 vagas. 

Coordenador-geral da UAB/UFPE durante a Mesa redonda com as IPES, no FEPUAB/PE. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE

“Estamos prevendo duas entradas: uma em 2025.1 e outra em 2026.2. A entrada em 2025.1 é para aperfeiçoar o sistema de ingresso da UFPE, pois o nosso vestibular, usando as notas do Enem, tem deixado muita gente de fora, embora a gente tenha avançado com a análise de currículo simplificado como forma de ingresso para atender os professores na segunda formação”, enfatizou Francisco Kennedy. 

De acordo com o presidente Wantuir Queiroz, a edição 2023 do FEPUAB/PE teve como objetivo sistematizar e padronizar as ações de monitoramento dos estudantes e a busca ativa ao combate da evasão nos cursos ofertados, realizadas pelos tutores presenciais e assistentes à docência nos Polos de apoio presencial. 

“A sistematização, os registros de monitoramento de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as ações realizadas para permanência dos estudantes, desempenham um papel importante no combate à evasão, pois ajuda a identificar de forma efetiva e precoce a tendência de evasão, auxiliando na implementação de intervenções direcionadas, como um atendimento individualizado, reformulação ou criação de uma rotina de estudo, uma análise das possibilidades da continuação nos cursos com a redução de disciplinas, trancamento, formação de grupos de estudos, inserção nos programas de monitoria, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Residência, entre outras”, explica Wantuir Queiroz.

    
FEPUAB/PE
O Fórum Estadual dos Polos UAB de Pernambuco foi criado em julho de 2017, com o objetivo de fortalecer o Sistema UAB com a participação ativa dos Coordenadores de Polos de apoio presencial EaD UAB, colaborando com a integração de todos os envolvidos na Universidade Aberta do Brasil.



Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead