Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente promove defesa de tese de doutorado na sexta-feira (25)

O trabalho teve orientação do professor Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho e coorientação da professora Livia Barboza de Andrade

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) da UFPE promove a defesa de tese de doutorado “Função pulmonar e variabilidade da frequência cardíaca em crianças que nasceram com prematuridade moderada e tardia avaliadas na idade escolar”, da aluna Fabianne Maisa de Novaes Assis Dantas. A defesa irá ocorrer na sexta-feira (25), às 14h, no 1º andar do auditório 2, no prédio das Pós-Graduações do Centro de ciências da Saúde (CCS) da UFPE. O trabalho teve orientação do professor Emanuel Sávio Cavalcanti Sarinho e coorientação da professora Livia Barboza de Andrade.

Compõem a banca examinadora os professores José Ângelo Rizzo (UFPE), Daniella Cunha Brandão (UFPE), Murillo Carlos Amorim de Britto (FPS) e Cyda Maria Albuquerque Reinaux (UFPE), além do orientador do trabalho.

Resumo

O nascimento prematuro altera a estrutura e a função pulmonar neonatal, independente da idade gestacional, e aumenta o risco para morbidades respiratórias. Ele também reduz a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) de recém-nascidos, medida de função do sistema nervoso autônomo (SNA) que demonstra a habilidade do coração em manter a estabilidade dos sistemas biológicos em resposta aos múltiplos estímulos fisiológicos e ambientais. É possível que função pulmonar e VFC persistam alteradas ao longo da infância dessas crianças, comprometendo o desempenho do sistema cardiorrespiratório e tornado-as mais vulneráveis às morbidades diversas, com impacto na qualidade de vida. Considerando que o maior percentual de nascimentos prematuros é de pré-termos moderado e tardio e que as pesquisas nessa área e com essa população são escassas, torna-se relevante investigar a associação entre alteração da função pulmonar e VFC em crianças nascidas com prematuridade moderada e tardia, na idade escolar. Crianças nascidas com prematuridade moderada e tardia, de ambos os sexos, com idade entre cinco e 10 anos, acompanhadas no ambulatório de egressos de dois hospitais públicos da cidade (Grupo pré-termo), e crianças da mesma faixa etária, com registro de nascimento a termo, recrutadas por conveniência dos ambulatórios de puericultura dos referidos hospitais e de uma creche pública local (Grupo controle) foram submetidas à avaliação da função pulmonar, por meio da oscilometria de impulso e espirometria, e da VFC. Para investigar o histórico de morbidades respiratórias no período neonatal e durante a infância, e o nível de atividade física (AF) dessas crianças, foram aplicados questionários específicos para este fim. As variáveis de função pulmonar e VFC não diferiram entre os grupos. A frequência da maioria das morbidades respiratórias investigadas foi semelhante entre os grupos. O nível de AF foi estatisticamente menor no grupo pré-termo quando comparado ao grupo controle. Esses achados sugerem menor comprometimento do sistema cardiorrespiratório advindo da prematuridade na amostra estudada e/ou um potencial de recuperação das disfunções desses sistemas entre pré-termos com equalização das funções na idade escolar. O menor nível de atividade física dos pré-termos pode estar associado à menor adesão à prática de atividade física, o que seria solucionado com maior incentivo e envolvimento dessas crianças em esportes e brincadeiras compatíveis com a faixa etária. Crianças nascidas com prematuridade moderada e tardia apresentam função pulmonar e variabilidade da frequência cardíaca semelhante às crianças nascidas a termo, quando avaliadas na idade escolar.

Mais informações
Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
(81) 2126.8514

ppgsca@gmail.com 

Data da última modificação: 22/08/2017, 14:43