Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE realiza consulta para escolha de seus representantes no Conselho Social da Universidade

As inscrições para candidatos a representantes no conselho serão das 8h do dia 18 de julho às 20h do dia 3 de agosto

A Universidade Federal de Pernambuco vai escolher os 18 representantes da instituição (campi Recife, Caruaru e Vitória) no Conselho Social (Consol) da UFPE, por meio de consulta à comunidade acadêmica, aos servidores aposentados e aos discentes egressos. Docentes e técnicos administrativos aposentados e alunos egressos devem solicitar a inclusão como eleitores, até as 20h do dia 11 de julho, pela internet. 

As inscrições para candidatos a representantes no conselho serão das 8h do dia 18 de julho às 20h do dia 3 de agosto. A votação será realizada das 8h do dia 31 de agosto às 20h do dia 2 de setembro. O Normativo Eleitoral está publicado no Boletim Oficial da UFPE de ontem (21). 

Serão eleitos para compor o Conselho Social da UFPE: um representante docente de cada campus; um representante dos docentes aposentados de cada campus; um representante técnico-administrativo de cada campus; um representante dos técnicos administrativos aposentados de cada campus; um representante discente de cada campus; um representante dos discentes egressos de cada campus. Todos os representantes serão eleitos pelos seus pares, observada a respectiva localização de sua unidade de lotação.

Podem se candidatar docentes e técnicos administrativos em Educação ativos e aposentados, além de estudantes de graduação, pós-graduação stricto sensu ou programas de residência da UFPE regularmente matriculados e egressos. A inscrição de candidaturas será realizada pelo formulário de inscrição para candidato ao Conselho Social, disponível na internet. No caso dos aposentados e egressos, é necessário solicitar previamente a inclusão como eleitores.

A inscrição de candidatos será sempre individual, e a relação das candidaturas homologadas será divulgada pela Comissão Eleitoral, no dia 7 de agosto. O período de campanha, cujas regras constam no Normativo Eleitoral, irá de 10 a 30 de agosto.

O processo de consulta para escolha dos representantes do Conselho Social será por votação facultativa, em uma única candidatura, por meio do sistema e-Votação UFPE, via internet. Docentes, técnicos administrativos e discentes ativos devem estar com o UFPE ID e o e-mail institucional habilitados (saiba como verificar aqui). Já os docentes e técnicos aposentados e os alunos egressos podem usar outro e-mail.

Poderão votar os servidores docentes integrantes das carreiras de Magistério Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro permanente da Universidade, em efetivo exercício, para escolha dos docentes da ativa; os servidores técnico-administrativos em Educação integrantes do quadro permanente da Universidade, em efetivo exercício, para escolha dos técnicos administrativos da ativa; os servidores docentes e técnico-administrativos aposentados para escolha de seus representantes, respectivamente; os discentes regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e nos programas de residência da UFPE, para escolha dos discentes ativos; os discentes egressos dos cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu e dos programas de residência da Universidade, para escolha da representação dos egressos. Caso o eleitor pertença a mais de um dos segmentos, o exercício do direito de voto se limita a apenas uma vaga no Conselho Social.

A apuração dos votos será realizada às 20h do dia 2 de setembro, com transmissão pelo Google Meet. O resultado será divulgado no dia 3 de setembro. Já o resultado final, após período de recursos, será divulgado em 9 de setembro.

CONSOL – O Conselho Social é a instância representativa da sociedade, com a função de contribuir, em caráter consultivo, para a definição das políticas sociais institucionais da UFPE. Sua composição de conselheiros conta com representantes da UFPE e da sociedade civil organizada.

Data da última modificação: 28/06/2021, 16:33