Voltar

Seminários vão abordar memórias, atualidade e perspectivas da Pedagogia do Oprimido

Durante o evento, serão lançados dois livros sobre a obra de Paulo Freire

A Cátedra Paulo Freire do Centro de Educação da UFPE vai promover o VIII Seminário Paulo Freire e o VI Encontro de Cátedras e Grupos de Estudos, amanhã (16) e quinta-feira (17), no Auditório Professor Denis Bernardes, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife. Os eventos terão como tema “A pedagogia do oprimido: memórias, atualidade e perspectivas”, e as inscrições podem se feitas no portal da cátedra. A programação completa está disponível no site da Cátedra

No dia 17, às 18h30, no Auditório Professor Denis Bernardes, do CCSA, haverá lançamento de dois livros, “Paulo Freire – culturas, ética e subjetividades no ensinar e aprender”, organizado pelos professores Eduardo Jorge Lopes (UFPB) e Roseane Maria de Amorim (Ufal) e com prefácio da professora Eleta Freire (UFPE), e “Diálogos Freireanos– a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil”.

O segundo livro foi organizado pela professora Marcia Regina Barbosa (UFPE) e pelos professores Luis Alcoforado (Universidade de Coimbra) e Denise Aparecida Brito Barreto (Uneb). Esta obra foi lançada pela Imprensa da Universidade de Coimbra em e-book, que cedeu os direitos para que o livro fosse impresso pela Editora UFPE.

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – A Cátedra Paulo Freire da UFPE dedicará o ano de 2018 à discussão do livro “Pedagogia do Oprimido”, que completa seu cinquentenário. “Pedagogia do Oprimido”, livro escrito por Paulo Freire no século passado, tecido a partir das vivências no Brasil, ganhou corpo como manuscrito no seu exílio no Chile, em 1968, passando pela publicação nos Estados Unidos para chegar ao Brasil, através da Editora Paz & Terra, na primeira metade de 1970. É um livro conhecido no mundo inteiro, publicado em várias línguas e, reconhecidamente, um dos mais importantes no conjunto da obra do autor.

Data da última modificação: 15/05/2018, 17:41