CCIH promove nesta semana mais um curso de atualização em curativos

Os interessados devem escolher um dos dias para participar da atividade

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo mais uma atualização em Curativos. Desta vez a abordagem será sobre estomas, com o tema “Dispositivos e adjuvantes: uso correto e indicações”.

O evento ocorrerá em duas sessões, amanhã (28) e quarta (29), das 14h às 16h, no Núcleo de Educação Permanente (Nepe), localizado no 3º andar (do antigo curso médico), e será ministrado pelas enfermeiras Mariana Lopes e Julyana Campos, da Coloplast/Tecnovida. Enfermeiros, residentes e técnicos e auxiliares de Enfermagem do HC-UFPE são o público-alvo.

Os interessados devem escolher um dos dias para participar da atividade. Esta será uma oportunidade para realizar uma atualização nos cuidados com estomas e o uso de dispositivos e adjuvantes utilizados (bolsas, placa protetora, hicrocolóide pó, protetores cutâneos). Para participar da capacitação, é necessário realizar a inscrição previamente na CCIH, localizada no térreo do HC ou através do ramal 3504.

ESTOMAS – Estomas do tubo digestivo são comunicações diretas de qualquer víscera oca com a superfície do corpo; por exemplo: esôfago (esofagostomia); estômago (gastrostomia); jejuno (jejunostomia); íleo (ileostomia) e o cólon (colostomia).

O estoma intestinal é um procedimento cirúrgico no qual é realizada uma abertura no abdome e exteriorizado um segmento da alça intestinal, por onde o conteúdo dos intestinos será expelido e coletado por uma bolsa externa.

Os estomas podem ser temporários ou definitivos. Os temporários têm possibilidades de reversão. Os estomas permanentes são confeccionados de maneira definitiva, sem possibilidades de reversão. Existem várias indicações de estomia definitiva, mas a principal delas é o tumor de reto próximo ao ânus (amputação do reto).

Em geral, as estomias intestinais são indicadas no intuito de se desviar o trânsito fecal do local patologicamente comprometido. As principais indicações operatórias são: má formação congênita do intestino, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras.

2126.3504 (CCIH)
2126.3561 (Nepe)