Curso de Jornalismo da UFPE é tricampeão do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

A matéria das estudantes Lara Ximenes e Nathallia Fonseca, da UFPE, foi uma das dez premiadas este ano

O curso de Jornalismo da UFPE é tricampeão do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog, com a matéria audiovisual “Quase da família” , produzida por Lara Ximenes e Nathallia Fonseca. Esta e outras nove matérias foram premiadas em 2017  , cujo tema foi a violência contra a mulher.

O trabalho das estudantes da UFPE, orientadas pela professora Adriana Santana, do Departamento de Comunicação Social (DCOM), aborda a violência simbólica cometida contra empregadas domésticas. O resumo executivo da matéria está disponível aqui .

O Prêmio Jovem Jornalista foi criado em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem. Tanto o processo quanto o produto são orientados por um professor da instituição de ensino do estudante e acompanhados por um jornalista mentor especialmente designado pela organização do Prêmio.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa, e a Vladimir Herzog, cuja vida foi dedicada a promover um jornalismo de qualidade, verdadeiro e, acima de tudo, responsável. Pacheco Jordão atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, incluindo rádios, jornais de circulação nacional e TVs. Na TV Globo, Jordão editou o Jornal Nacional em São Paulo e tornou-se diretor do Globo Repórter. Atualmente, é conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

Data da última modificação: 28/10/2017, 22:06