VI Jornada de Saúde Mental promove debates e troca de experiências no HC

Direcionado aos profissionais do HC, residentes, estagiários e estudantes, o evento teve mesas-redondas com a participação de profissionais do hospital e da UFPE

A VI Jornada de Saúde Mental do Hospital das Clínicas da UFPE debateu temas como a promoção e prevenção na saúde mental infantojuvenil, materna, da criança e do trabalhador. O evento foi realizado ontem (20), no anfiteatro 1 do hospital, com certificado de participação pelo Núcleo de Educação Permanente (Nepe). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Direcionado aos profissionais do HC (assistenciais e administrativos), residentes, estagiários e estudantes, o evento contou com mesas-redondas que debateram esses temas com profissionais do hospital universitário e da UFPE. A mesa de abertura foi composta pela terapeuta ocupacional Naianna Santos, uma das organizadoras da Jornada; pela psicóloga Suzana Livadias, chefe da Unidade de Saúde Mental do HC; e do psiquiatra Ezron Maia, coordenador da Área Assistencial de Psiquiatria.

Eles deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância de compartilhar e trocar experiências sobre o que é realizado no HC dentro dessa temática. “O evento compartilha as construções que realizamos aqui no HC e discute temas que são a ordem do dia por meio das especificidades da sociedade como faixas etárias, gênero, classe social para a construção de políticas públicas a partir dessas interseções e do diálogo”, explicou Suzana Livadias.

A primeira palestra, ministrada pela psiquiatra Mariana Lacerda, abordou a saúde mental materna, trazendo características do período puerperal e gravídico como fatores de atenção para um maior cuidado na prevenção ao adoecimento mental, como a sobrecarga da mãe, a oscilação hormonal, a amamentação e os problemas de sono, etc. “O suicídio ocupa 20% do índice de mortalidade materna, sem contar com a subnotificação que temos desse índice, enquanto as taxas de outras causas estão caindo, como a de infecção, por exemplo”, disse a médica, que aponta quatro estratégias de prevenção: suporte social, rede de apoio, autocuidado e descanso e regulação do sono.

Ainda pela manhã, a psiquiatra Karina Farias abordou a promoção e prevenção na saúde mental infantojuvenil, destacando a importância de programas de prevenção nas escolas, políticas públicas voltadas a esse público e mais estudos que avaliem esse quadro. Já a psicóloga Luciana Melo, falou sobre as possibilidades de cuidado na saúde mental da criança mostrando iniciativas do HC, como o Progesta, e da UFPE, como o Núcleo Acadêmico de Prevenção à Violência.

À tarde, estavam programadas mais três mesas-redondas: “Saúde mental do trabalhador da saúde”, com a psiquiatra Isabela Pina; “Comunicação não violenta”, com o psicólogo organizacional Marcello Frederico Santos; “Orquestramento ocupacional: Estratégia de enfrentamento no cuidado à saúde do trabalhador”, com a terapeuta organizacional, Naianna Santos; e a palestra final “Reflexões do significado do trabalho”, com o psiquiatra Ezron Maia.

Data da última modificação: 21/09/2023, 13:32