Notícias Notícias

Voltar

UFPE reforça laços com os Estados Unidos para ampliar ações de internacionalização

Alfredo Gomes esteve reunido com a nova cônsul-geral dos EUA para o Nordeste, May Batista

O reitor Alfredo Gomes e o diretor de Relações Internacionais da instituição, Madson Góis Diniz, realizaram, na terça-feira (22), uma visita de cortesia à nova cônsul-geral dos Estados Unidos para o Nordeste, May Baptista. Participaram também da recepção Jeffrey T Lodermeier, Cônsul de Assuntos Públicos e Stuart Alan Beechler, Especialista em Diplomacia Pública. O encontro teve como objetivo a consolidação dos laços já existentes entre a Universidade e o país norte-americano, além de estabelecer uma agenda de internacionalização que possa abranger a graduação e a pós-graduação em torno de ações afirmativas e inclusivas.

Foto: Divulgação

A cônsul-geral, o reitor e o diretor, após o encontro

A reunião contou com a discussão de diversas oportunidades de colaboração acadêmica e pesquisa entre a UFPE e instituições dos Estados Unidos, incluindo a pauta da diplomacia espacial para o estado de Pernambuco, a exemplo da iniciativa Nasa Space Week Nordeste. O reitor Alfredo Gomes destacou a importância desses laços internacionais para o crescimento e desenvolvimento da Universidade e do estado, bem como para a formação dos estudantes em um cenário globalizado.

Durante o encontro, foram abordados pontos-chave que visam fortalecer a internacionalização da UFPE e proporcionar à comunidade acadêmica experiências enriquecedoras. O diretor de Relações Internacionais, Madson Góis, ressaltou a relevância de intercâmbios de discentes e docentes, programas conjuntos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de oportunidades de estágio na UFPE e no exterior, bem como editais de apoio para mobilidade para estudantes ingressantes por cotas.

O reitor enfatizou, ainda, a relevância de construir relações sólidas com outros países, especialmente com os Estados Unidos, dada a influência dessa nação no campo da pesquisa, tecnologia e inovação. “A internacionalização é essencial para preparar nossos estudantes para os desafios do século XXI e para ampliar nossos horizontes acadêmicos”, afirmou.

Os desdobramentos da visita incluem a criação de grupos de trabalho para desenvolver planos de cooperação e intercâmbio entre a UFPE e universidades norte-americanas. Além disso, está prevista a realização de eventos acadêmicos conjuntos, como conferências e workshops, que proporcionarão um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.

Data da última modificação: 25/08/2023, 13:46