UFPE recebe lançamento de obra sobre aproveitamento sustentável do mar brasileiro

Evento contou com palestra do almirante Moura Neto, que comandou a Marinha entre 2007 e 2015

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sediou, esta semana, o lançamento e apresentação da terceira edição da obra “O Brasil e o Mar no Século XXI: Subsídios para o Aproveitamento Sustentável do Mar Brasileiro”, uma publicação do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). Na ocasião, o almirante Moura Neto, coordenador executivo do centro, ministrou palestra de mesmo tema. Moura Neto foi comandante da Marinha entre 2007 e 2015. A versão digital da obra pode ser acessada no site do Cembra.

Fotos: Luíza Cabral Saraiva

Almirante Moura Neto fez palestra sobre o mar brasileiro

Moura Neto explicou que o livro não se propõe a apresentar soluções definitivas para os problemas complexos ligados ao mar brasileiro. “A obra é voltada para os tomadores de decisão, responsáveis pelas orientações em relação às potencialidades do mar brasileiro. Assim, ao final de cada capítulo, constam sugestões e indicações da comunidade científica sobre algumas providências, prioritárias e importantes, que merecem ser adotadas”, destaca. A obra também se destina a professores, pesquisadores, estudantes e técnicos dedicados ao estudo do mar além de interessados no assunto.

No evento, o vice-reitor Moacir Araújo reforçou a importância de aproximar ainda mais a academia da Marinha Brasileira e lembrou da parceria antiga que a Universidade mantém com a instituição. “A história da oceanografia brasileira se confunde com a própria história acadêmica do desenvolvimento das ciências do mar aqui na UFPE. Nós temos o Departamento de Oceanografia, criado a partir do Centro de Biologia Marinha em 1952. Ano passado, fizemos 70 anos de existência. É o segundo centro em ciência do mar em atividade no Brasil. Temos muita história de cooperação e de trabalho conjunto com a Marinha do Brasil, o que nos dá muito orgulho. Nós tivemos o prazer de contribuir, em vários momentos, desenvolvendo pesquisa ao longo desse nosso litoral, participando de diversos embarques”, conta.

O vice-reitor também aproveitou para lembrar do desafio de conscientizar a sociedade da importância de desenvolver conhecimento a respeito do oceano brasileiro. “A costa brasileira, nossa Amazônia Azul, tem praticamente a mesma ordem de grandeza que a Amazônia Verde. A diferença é que nós conhecemos mais a nossa Amazônia Verde”, explica. “Não é tarefa fácil. A floresta você enxerga mais naturalmente, inclusive as agressões que são feitas contra ela. É uma tarefa grande que move não apenas o estado brasileiro, mas a Academia”.

Reitor e vice-reitor recebem o almirante no Gabinete

O Cembra é uma associação, com personalidade jurídica própria, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias e estudos relacionados ao mar brasileiro. Tem como parceiros fundadores a Marinha do Brasil, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Seus parceiros estratégicos são a Fundação de Estudos do Mar (Femar); a Universidade Federal Fluminense (UFF); e a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM).

Oficiais da Marinha prestigiaram o evento

Participaram do evento professores, alunos e técnicos da UFPE, além de oficiais da Capitania dos Portos de Pernambuco, da Escola de Aprendizes Marinheiro e do Hospital Naval do Recife. Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Pedro Carelli, e o diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Afonso Oliveira.

Data da última modificação: 29/09/2023, 14:48