UFPE promove torneio e oficina de tiro com arco gratuitamente

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove gratuitamente dois eventos para praticantes ou interessados em tiro com arco no sábado (23) e na segunda-feira (25). O Torneio Páscoa da UFPE-Bananeiras, que acontece sábado (23) às 8h30, é uma competição interna entre atletas da universidade aberta ao público em geral. A oficina, voltada a estudantes e servidores iniciantes, é realizada na segunda (25) de manhã, das 9h às 11h30, e de tarde, das 14h às 16h30. As atividades ocorrem no ginásio principal do complexo esportivo da UFPE, no Campus Recife. A Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer da UFPE (Segel) pretende, com as duas iniciativas, impulsionar a modalidade entre a comunidade universitária.

A Segel recebe inscrições para oficina por meio de formulário on-line. A atididade prática é pensada para apresentar a modalidade de forma divertida, simples e acessível a todos. Participantes vão aprender os princípios básicos da técnica de tiro, como mira e regras de segurança, e conhecer características e diferenças dos tipos de arcos e equipamentos utilizados atualmente.

A oficina integra o trabalho de iniciação esportiva desenvolvido pela Segel na UFPE, que direciona alunos e servidores interessados para treinamentos esportivos desenvolvidos no Bananeiras Arco Clube. A oficina é ministrada por instrutores e atletas da casa, Paolla Rêgo Barros, Cinthya Azevedo e Lídio Maia, reconhecidos pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CTBArco) e campeões na modalidade.

COMPETIÇÃO - O Torneio Páscoa da UFPE-Bananeiras é uma oportunidade para que os praticantes demostrem o seu desempenho. A competição tem o apoio de atletas parceiros da Federação Paraibana de Tiro com Arco (FPBTARCO), o que incrementa e torna a disputa mais próxima dos torneios estaduais e nacionais. A UFPE, por meio do evento, também incentiva a participação de atletas em competições estaduais ou nacionais.

O torneio acontece em dois rounds com dez séries de três tiros de flechas cada um, totalizando 60 tiros. Os atletas atiram em um alvo de 80 centímetros (arcos recurvos) e alvos triplos (arcos compostos), a distância de dez metros (iniciantes) e 18 metros (atletas que já competem e atletas parceiros). Vence quem fizer maior pontuação nas categorias feminino e masculino.

Instagram da Segel UFPE
@segelufpe