UFPE participa do I Encontro dos Gestores dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do Nordeste

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participou do I Encontro dos Gestores dos Programas de Iniciação Tecnológica do Nordeste, sendo representada pela coordenadora de Iniciação Científica da UFPE, professora Beate Saegesser Santos. O evento foi realizado nos dias 4 e 5 deste mês, na Biblioteca Universitária de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e reuniu mais de 15 instituições.

Foto: Divulgação

UFPE foi representada pela coordenadora de Iniciação Científica, Beate Saegesser Santos (à dir.)

Entre os temas abordados durante as conversas desta edição estavam editais, recursos e avaliações relativas aos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, assim como as possibilidades para ampliação das iniciativas para formação de jovens cientistas na região Nordeste e o papel das agências de fomento.

“Este evento partiu de um anseio de todos os gestores com o intuito de aproveitarmos um momento integrado para compartilhar experiências bem-sucedidas em todos os programas, focando tanto em inovações quanto nos desafios diários para sua manutenção e crescimento. Comparamos as normatizações institucionais e chegamos a propor uma série de sugestões para serem encaminhadas ao CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], com objetivo de melhoria deste importante e imprescindível programa institucional nacional tão bem-sucedido e que já completou 30 anos de existência”, detalhou a professora Beate Saegesser.

“Ficamos felizes com os resultados do 20º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. Neste ano, 50% dos prêmios foram para projetos desenvolvidos em instituições da Região Nordeste. Isso reforça a excelência de nossa pesquisa e demonstra que devemos garantir o fortalecimento de ações conjuntas para consolidar a iniciação científica e tecnológica em nossas instituições, visando inclusive a redução de assimetrias em nível nacional e consolidar a interiorização nos campi avançados”, continuou.

Ainda sobre a primeira edição do encontro, a professora Beate Saegesser recorda: “Tivemos, em todos os momentos do evento, uma discussão construtiva com uma das atuais coordenadoras do CNPq, Betina Stefanello Lima, que apoiou muito esta iniciativa e nos ajudou a sanar muitas dúvidas bem como a fortalecer o diálogo para a otimização de diferentes processos vinculados aos editais e à natureza dos diferentes programas existentes. A partir deste encontro, decidimos que vamos criar um Fórum Permanente de Gestores de Iniciação Científica do Nordeste e que o próximo encontro será sediado pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns, desde já com o apoio de todas as instituições aqui de Pernambuco”.

Coordenação Geral de Iniciação Científica da UFPE
Professora Beate Saegesser Santos