Serviço de Urologia do HC promove mutirão de cirurgia e de atendimento ambulatorial dentro do Novembro Azul

O Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá mutirão de atendimento para detecção de câncer de próstata e cirurgias urológicas dentro do cronograma de ações do Novembro Azul – mês dedicado à conscientização da população masculina a respeito do cuidado integral de sua saúde, alertando, especialmente, sobre o câncer de próstata.

De 20 a 24 deste mês, serão realizadas 20 cirurgias de câncer de próstata e, no dia 25, a partir das 8h, 150 pacientes serão atendidos no próprio HC pelos urologistas e médicos residentes do Programa de Urologia do Hospital das Clínicas. Todos os pacientes já foram previamente agendados.

De acordo com o chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar, as ações que serão promovidas pelo Hospital das Clínicas vão ao encontro da filosofia da campanha Novembro Azul. “Queremos orientar os homens a respeito da importância de cuidar da sua saúde como um todo, ressaltando sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Descoberto na fase inicial, a chance de cura é de quase 95%”, afirmou.

Da mesma forma em que ocorreu na edição passada da campanha no HC, homens, a partir dos 45 anos (com histórico familiar da doença ou da etnia negra) e a partir dos 50 anos, se inscreveram no Ambulatório de Urologia para participar do mutirão. Todas as vagas foram preenchidas no primeiro dia de cadastramento, ocorrido ontem (6).

“Estes pacientes inscritos serão atendidos na terceira semana do mês por estudantes de Medicina da UFPE, supervisionados por médicos/professores do Serviço. Eles irão fazer uma triagem, e será requisitado o exame sanguíneo de PSA (Antígeno Prostático Específico)”, explicou Vilar. Os pacientes irão fazer o exame no próprio laboratório do HC e, no dia 25 deste mês, data do mutirão de atendimento, eles irão levar o resultado do teste e será também feito o exame de toque retal. “No dia do mutirão, iremos analisar o resultado dos exames e dar os encaminhamentos devidos”, acrescentou.

Em relação ao mutirão cirúrgico, serão feitos 20 procedimentos, de 20 a 24 deste mês, no Bloco Cirúrgico do HC. A mobilização ajudará a reduzir a fila de espera daqueles que necessitam operar a próstata. Participarão das ações dez urologistas do HC, seis residentes de Urologia, 20 estudantes de Medicina da UFPE, além de enfermeiros, técnicos de Enfermagem e equipe da área administrativa.

Data da última modificação: 07/11/2017, 15:12