Seminário internacional na UFPE aborda a retórica jurídica como Filosofia do Direito

O professor Ino Augsberg, da Universidade de Kiel, da Alemanha, foi o principal palestrante do evento

O professor Ino Augsberg, da Universidade de Kiel, da Alemanha, foi o principal palestrante do seminário acadêmico realizado na Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas (FDR/CCJ), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 29 de novembro, abordando o tema “Retórica jurídica como Filosofia do Direito”.

O evento foi coordenado pelo professor Pedro Parini, da FDR/CCJ/UFPE

O evento foi coordenado pelo professor Pedro Parini, da FDR/CCJ/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), e é parte de projeto de pesquisa “Rechtsrhetorik als Rechtsphilosophie. Zur Praktischen Bedeutung der Erweiterung eines theoretischen Modells” (Tradução livre: Retórica jurídica como Filosofia do Direito. Sobre a importância prática da expansão de um modelo teórico) – também sob coordenação de Parini –, financiado pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH), em uma colaboração entre a UFPE, a Christian Albrechts-Universität zu Kiel (CAU), a Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O seminário abordou aspectos fundamentais da retórica jurídica, considerando-a não apenas como uma ferramenta de argumentação, mas como uma verdadeira Filosofia do Direito. Esta abordagem enfatiza a relevância prática e teórica da retórica na interpretação e aplicação das leis.

A visita do professor Ino Augsberg foi além do seminário, pois ele também participou de uma conversa com os membros do grupo de pesquisa, proporcionando uma troca valiosa de ideias e experiências entre os pesquisadores, enriquecendo ainda mais o debate acadêmico na área.

O evento é um exemplo da crescente internacionalização da pesquisa jurídica brasileira da UFPE, também reforça a importância de parcerias internacionais no enriquecimento do conhecimento e no desenvolvimento de novas perspectivas no estudo do Direito.

Professor Pedro Parini

pedro.parini@ufpe.br