Semana do Teatro na FDR será realizada a partir da próxima segunda-feira (20)

O evento conta com a apresentação do espetáculo teatral “O Manifesto” e a leitura dramática da peça “Justa”

O Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho (DADSF) (do curso de Direito) da UFPE, em parceria com o Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (Cuca da UNE), promove a Semana do Teatro na Faculdade de Direito do Recife (FDR). Na segunda-feira (20), às 18h, como forma de reforçar a luta do Novembro Negro na FDR, haverá a apresentação do espetáculo teatral “O Manifesto”, de Lucas Oliveira. Já na quarta-feira (22), o 22º Festival Recife do Teatro Nacional, organizado pela Prefeitura do Recife, estará no Salão Nobre da FDR, em que será realizada a leitura dramatizada da peça “Justa”, de Newton Moreno. A ação é aberta ao público e a entrada corresponde à doação de 1kg de alimento não perecível.

Quanto às apresentações, o espetáculo teatral “O Manifesto”, de Lucas Oliveira, foi construído a partir do seu trabalho de conclusão do curso de Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2023. Partindo das ideias de decolonidade que estão sustentadas pelo pensamento afrodiaspórico, neste espetáculo, o a(u)tor caminha sobre sua história, as histórias de corpos dissidentes como o dele, e as ideias de autonomia dos nossos processos de vida como urgência na sociedade contemporânea colonizada em que vivemos. O trabalho tem orientação de Renata Pimentel, colaboração técnica e criação de Gil Paz. Já o cartaz é de Melo.

Enquanto isso, a leitura dramática da peça “Justa”, de Newton Moreno, será realizada com Ceronha Pontes e Fabiana Pirro. O espetáculo é uma alegoria cênica para o esgotamento ético em que o Brasil está mergulhado e para a urgência de um reencantamento do povo com a beleza da justiça. Dessa maneira, a partir da investigação de crimes contra políticos corruptos brasileiros, um oficial justiceiro encontra um amor improvável e se depara com a recorrente pergunta de nosso imaginário como nação: haverá alguém não corruptível neste país?

Data da última modificação: 17/11/2023, 14:36