RNP e Capes desenvolvem de forma conjunta ferramentas de TIC com Programas de Pós-Graduação

Equipes dos PPGs em Sociologia e em Geografia da UFPE participam de reunião

Da assessoria da RNP

Hoje (20), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) receberão integrantes dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Geografia da UFPE para o Workshop Iniciativa PPGs. O objetivo é apresentar os resultados dos projetos criados de forma conjunta com alunos, coordenadores, professores e secretários desses PPGs e gestores de TI da instituição. O encontro de hoje (durante todo o dia) é no Laboratório G2, Bloco B-T, no Centro de Informática (CIn), no Campus Recife da UFPE.

Tudo começou quando a RNP e a Capes se uniram para lançar a Iniciativa PPGs, projeto, ainda em fase piloto, que visa conhecer as necessidades e as demandas tecnológicas dos integrantes dos programas de pós-graduação brasileiros, para, junto com eles, criar, implantar e promover novos serviços e soluções de TIC. A parceria tem por meta fomentar no meio acadêmico o uso de serviços, ferramentas e soluções disponibilizadas gratuitamente, pelas principais instituições de educação superior para a produção de conhecimento e inovação do país.

“A expectativa é que esta iniciativa piloto traga subsídios para o estabelecimento de novos modelos de ofertas, adaptando e integrando soluções próprias da RNP ou em parceria com o mercado. Queremos entender as necessidades dos clientes e usuários e potencializar os resultados gerados”, explicou o diretor-adjunto de Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

INOVAÇÃO – As ações da Iniciativa PPGs estão baseadas no uso de Design Thinking, uma abordagem moderna, centrada nas pessoas, capaz de revelar uma visão completa do desafio ou problema a ser trabalhado. É uma forma diferente de desenvolver produtos/serviços e pensar projetos, baseada no processo cognitivo que os designers usam, que consiste em quatro passos: imersão, ideação, prototipação e testes. E, para garantir maior eficácia, foram convidados a integrar o projeto alunos, professores, pesquisadores, integrantes de secretarias e gestores de TI de seis programas de pós-graduação de três universidades federais.

Da Universidade de Brasília (UnB), participam os PPGs de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação e o de Economia, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os PPGs de Ciência da Computação e Imunologia e Parasitologia Aplicadas e, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os de Sociologia e de Geografia.

Ao final das primeiras fases da Iniciativa PPGs, chegou-se a um total de dez sugestões de novos serviços e soluções de TIC. As equipes da RNP e da Capes se reuniram e selecionaram quatro propostas: Marketplace científico – que resultou nos projetos Nasnuvens e Solidariedade, Encontro Remoto – um módulo no serviço de Conferência Web da RNP, Prumo – que entregará o Minha Capes – e o Prático.

Os projetos estão em fase de prototipação e teste. Entre agosto e novembro, os integrantes dos PPGs participantes da iniciativa terão a oportunidade de conhecer os produtos que resultaram dessa ação, testá-los e dar feedback sobre cada um deles. A ideia é, antes do lançamento em grande escala, somar os pontos de vista técnico, comercial e mercadológico, e definir produtos com alto potencial e de grande geração de valor para o usuário final.

Data da última modificação: 20/11/2018, 15:19