Revista Cartema recebe contribuições para dossiê temático Do Desenho a sua Imparidade

Periódico é vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE e UFPB

A Revista Cartema, do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abre chamada para o dossiê temático “Do Desenho a sua Imparidade”. Os interessados devem submeter seus trabalhos na plataforma da revista até o dia 1º de dezembro.

A publicação é composta por trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês. Suas seções de artigos, ensaios visuais e resenhas atendem as três linhas de pesquisa do PPGAV (UFPE/UFPB): Processos Educacionais; Processos Teóricos; e Processos Criativos. A primeira refere-se a investigações em espaços formais, não-formais e informais de ensino ou aprendizagem. A segunda linha está relacionada a aspectos relativos às teorias, histórias e suas múltiplas relações com as Artes Visuais. E a linha de pesquisa Processos Criativos está atrelada à discussão sobre poéticas.

Os organizadores deste dossiê, Edson Macalini (Univasf), Camila Moreira (UFMG) e Anna Moraes (UDESC), compreendem a produção e pesquisa em desenho como rede ou sistemas plurais. Esses, por sua vez, irão conduzir os eixos norteadores dessa coleção de escritas que incluem produções que versam sobre os procedimentos de criação de desenhos em ateliês, pesquisas e práticas coletivas contemporâneas.

Serão aceitos artigos teóricos, teóricos-artísticos, ensaios visuais, entrevistas que articulem reflexões e entrelaçamentos estéticos e poéticos. As diretrizes para autores estão disponíveis no site. O lançamento da revista está previsto para junho de 2024.

cartemarevista@gmail.com

Data da última modificação: 18/09/2023, 12:56