Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão Tropicália: Laboratório de Canto Popular realizará amanhã (3) “Ensaio Aberto” no hall do CAC

Atividades são orientadas pelos docentes Luiz Kleber Queiroz, Ana Carolina Couto e Letícia Damasceno

O projeto de extensão Tropicália: Laboratório de Canto Popular realizará amanhã (3), às 16h, um “Ensaio Aberto”, no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. O projeto é uma ação extensionista conjunta dos cursos de Música e de Dança, que visa propiciar a participação de cantores populares, principalmente oriundos do curso de licenciatura em Música, na construção do espetáculo musical Tropicália.

Sob orientação dos professores Luiz Kleber Queiroz e Ana Carolina Couto, dos cursos de Música, e Letícia Damasceno, do curso de Dança, os discentes de disciplinas vinculadas às aulas de canto e cantores da comunidade externa realizaram aulas e ensaios envolvendo exercícios de investigação vocal e corporal. O ensaio aberto de amanhã apresentará alguns desses exercícios que vinculam o canto à movimentação corporal.

MOVIMENTO TROPICALISTA - O Tropicalismo foi um movimento musical brasileiro surgido no final dos anos 60 que provocou uma revolução na cultura brasileira. Os então jovens músicos, liderados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, conseguiram ter um enorme alcance e influenciar não só aquela geração como também as gerações seguintes. As primeiras manifestações da Tropicália ocorreram em 1967, porém, o movimento tomou proporções consolidadas em 1968. As criações foram compostas durante o período histórico marcado pela ditadura militar (1964-1985), representando uma defesa da arte e da cultura brasileira contra a censura e repressão.

A criação poética e musical vinculadas ao movimento tropicalista – que misturaram elementos do chamado antropofagismo da Semana de Arte Moderna de 1922 às correntes de vanguarda internacionais da música pop e experimental - trouxe nomes de artistas ligados à formação erudita, como Rogério Duprat e Damiano Cozzela. As guitarras elétricas abriram caminho para experimentações e invenções sonoras de grupos como Os Mutantes e à música e poesia de Tom Zé e Capinam. As influências se estenderam às artes plásticas com Hélio Oiticica, ao Cinema com Glauber Rocha e ao Teatro com José Celso Martinez Correia.

O termo Tropicália nasceu como nome da obra de Hélio Oiticica (1937-1980) exposta na mostra Nova Objetividade Brasileira, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, em abril de 1967, e acabou dando nome ao movimento pluricultural, acentuadamente ao movimento musical. O movimento tropicalista contou também com as vozes de Maria Bethânia e Gal Costa, que, com Caetano e Gil, se tornaram intérpretes das canções mais icônicas do movimento.

Ficha Técnica

Cantores
Allef Alves
Aleff Oliveira
Breno Liberato
Efflaim Naalyel
Jean Falcão
Michelle de Melo
Tarciana Damião
Veruska Leite Barreto
Walber Santos

Dançarinos
Breno Liberato
Veruska Leite Barreto

Banda
Alexandre Xaréu, contrabaixo
Ana Carolina Couto, teclado
Eduardo Andrade, violão
João Pedro, Guitarra
Marcelo Pereira, Bateria

Sonorização
Duda Lopes
Missionário José

Assistência de Direção
Veruska Leite Barreto

Direção Corporal
Leticia Damasceno

Direção Musical
Ana Carolina Couto 

Preparação Vocal e Direção Geral
Luiz Kleber Queiroz 

Agradecimentos
Chico do Piano 
Professor Antônio Barreto
Professor Flávio Medeiros
Professora Gabriela Santana
Professora Maria Aida Barroso
Professora Yvana Fechine  
Professora Paula Reis
Rádio Paulo Freire

Data da última modificação: 03/10/2023, 16:12