Programa de Pós-Graduação em Estatística tem dois premiados na 67ª RBras/20º Seagro

Alunos premiados cursam o doutorado em Estatística

Foto: Divulgação

Jerfson Honório (à dir.) conquistou o 1º lugar na categoria Dissertação de Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) teve dois premiados, na categoria Dissertação de Mestrado, na 67ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 20º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (Seagro). Os eventos foram realizados conjuntamente, no período de 24 a 28 deste mês, em Londrina (PR).

A dissertação “Classificação Não Supervisionada no Contexto de Tamanho e Forma”, de Jerfson Bruno do Nascimento Honório, conquistou o 1º lugar na categoria Dissertação de Mestrado na Sessão de Concursos da 67ª Rbras/20º Seagro. O trabalho, orientado pelo professor Getúlio José Amorim do Amaral, foi defendido em fevereiro de 2022. Atualmente, Jerfson Honório é aluno do doutorado em Estatística na UFPE.

Já a dissertação “Aceleração da Estimação do Modelo de Máquinas de Vetores de Suporte para Bases de Dados Massivos: uma nova abordagem através da fusão de SVMs fracos e esféricos”, de Jonatha Sousa Pimentel, ficou com o 4º lugar. A pesquisa foi orientada pelo professor Raydonal Opina Martínez, que é da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE, e coorientada pelo professor Anderson Ara, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A dissertação foi defendida este ano. Atualmente, Jonatha Pimentel cursa o doutorado em Estatística na UFPE.

A RBras é uma Sociedade Científica Internacional, de caráter cultural, sem fins lucrativos, sendo uma das regiões da “The International Biometric Society” (IBS), direcionada aos pesquisadores que trabalham com os aspectos Matemáticos e Estatísticos das pesquisas desenvolvidas em Agronomia, Biologia, Medicina, Economia e áreas afins. A sociedade procura estimular as atividades de pesquisa de seus sócios, incentivando e apoiando eventos científicos. Em anos ímpares, a reunião da RBras é realizada junto com o Seagro.

A organização da 67ª RBras/20º Seagro ficou a cargo da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Londrina (DSTA-UEL). O tema dos eventos deste ano foi “A (Bio)estatística e a Biometria na era da revolução digital”.

Data da última modificação: 31/07/2023, 14:30