Notícias Notícias

Voltar

Professora María Cristina Ibarra fala sobre design decolonial e participativo em livro da editora britânica Routledge

Ela é autora do capítulo intitulado “Imagining a feeling-thinking design practice and research from Latin America”

Professora do Departamento de Design da UFPE, María Cristina Ibarra faz parte do grupo de autores do livro “The Routledge Companion to Design Research (2nd edition)”, publicado este ano pela editora britânica Routledge, com edição de Paul A. Rodgers e Joyce Yee. Ela é autora do capítulo intitulado “Imagining a feeling-thinking design practice and research from Latin America”. 

Em seu texto, María Cristina Ibarra aborda práticas e pesquisas sobre design decolonial e participativo por meio de uma análise de dois projetos de pesquisa e do trabalho do sociólogo colombiano Orlando Fals Borda. 

O primeiro projeto de pesquisa documentou e analisou diversos artefatos encontrados nas ruas de Belo Horizonte, objetos que foram produzidos por pessoas sem conhecimento formal de Design. O segundo projeto foi desenvolvido no Rio de Janeiro, com um grupo de pessoas que buscava maneiras de combater uma forte onda de violência no bairro onde moravam.

“Os projetos examinam a confluência dos conhecimentos acadêmico e local, o que se assemelha ao trabalho de Fals Borda. Com o objetivo de contribuir para a construção de um processo de Design que seja relevante para os interesses do território em questão, este capítulo explora como seria uma prática e investigação de design sentipensante (sentimento-pensamento)”, afirma a professora María Cristina Ibarra.

Mais informações
Professora María Cristina Ibarra

cristina.ibarra@ufpe.br

Data da última modificação: 31/08/2023, 15:04