Professora da UFPE integra Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Engenharia Civil

Silvana Maria Bastos Afonso da Silva é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil desde 1995

A professora Silvana Maria Bastos Afonso da Silva, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE, é mais uma docente da Universidade indicada para o Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela foi indicada para o comitê na área de Engenharia Civil (CA-EC), para o período de 01/07/2023 até 30/06/2026.

Silvana Maria Bastos Afonso é professora titular desde 2017, onde é colíder do grupo de pesquisa Computação de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (Padmec), lotado no I-Litpeg. Ela também é bolsista de Pesquisa do CNPq desde 1999 (atualmente nível 1C) e é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil desde 1995. Ela é membro da Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec) desde sua fundação sendo atualmente membro permanente do Conselho Deliberativo da associação. Também integra a International Association for Computational Mechanics (IACM).

Ela é coautora de mais de 300 publicações em periódicos referenciados e em anais de conferências sobre diferentes assuntos. Ela orientou mais de 135 alunos de diferentes níveis e, atualmente, tem 13 alunos sob sua supervisão. É participante em mais de 40 projetos, principalmente como coordenadora. “Há 24 anos como bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, chegou a hora de dar esta contribuição, feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho, da nossa região e da nossa instituição.

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFPE (1984), mestrado em Engenharia Civil pela PUC-Rio (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Swansea University (1995). De (2002-2003) fez um pós-doc no Massachusetts Institute of Technology (MIT) no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica.

COMITÊS - Mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, formam os Comitês de Assessoramento (CAs), selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Eles são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD) com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional e têm a atribuição, entre outras, de julgar as propostas de apoio à pesquisa e de formação de recursos humanos.

A escolha dos novos membros ocorreu em reunião do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, no dia 14 de junho. O CD é a maior instância de poder decisório do CNPq e tem como membros natos os presidentes do CNPq, Capes, Finep, Cofap, e o secretário-executivo do MCTI, e como membros designados representantes das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq. Além de escolher a composição dos comitês de assessoramento, estão entre suas principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar os funcionários dos colegiados e o relatório anual de atividades.

Matérias relacionadas:

Raul Manhães é indicado membro titular do comitê de assessoramento do CNPq na área de Saúde Coletiva e Nutrição
Francisco Carvalho, professor do CIn, é escolhido para Comitê de Assessoramento do CNPq

Data da última modificação: 05/07/2023, 15:54