Professora da UFPE faz palestra no Congresso Nacional Movências Interdisciplinares da Utopia

O evento ocorre nos dias 20 e 22 de setembro

A docente Carolina Dantas de Figueiredo, vinculada ao Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), participará da mesa-redonda “Utopismos contemporâneos”, em formato on-line, às 14h, no dia 22, na 3ª edição do Congresso Nacional Movências Interdisciplinares da Utopia - Minuto 3 e o IX Colóquio Literatura & Utopia: Comunidades reais, comunidades imaginadas, comunidades possíveis. O evento ocorrerá de 20 a 22 de setembro. Sob a coordenação de Evanir Pavloski, os eventos ocorrem no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com atividades presenciais e remotas.

Os interessados em participar devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico. Na ocasião, haverá minicursos; palestras; simpósios temáticos; bate-papo com escritores; lançamentos de livros; mesas-redondas; entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida neste link.

Resumo

O crescente interesse de pesquisadores no Brasil e no exterior a respeito das discussões sobre utopia e distopia em perspectiva interdisciplinar nos desafia a olhar para o que chamamos de comunidades reais, comunidades imaginadas e comunidades possíveis, de modo a prever e propor nossa intervenção intelectual, material e afetiva na relação entre essas diferentes esferas da experiência contemporânea. Tendo como referência a longa tradição dos impulsos utópicos e dos alertas distópicos na literatura e em outras artes e áreas do pensamento, o evento propõe o compartilhamento de visões que, no movimento de retomar o passado e analisar o presente, possam vislumbrar juntos possibilidades futuras de comunidades reestruturadas, reimaginadas e possibilitadas.

Data da última modificação: 29/08/2023, 14:04