Notícias Notícias

Voltar

Professor da UFPE é curador da exposição “Loiça nossa de cada dia”, em homenagem às louceiras e louceiros de Pernambuco

Com entrada gratuita, o público poderá visitar a exposição de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h

O professor Everson Melquiades, do Departamento de Ensino e Currículo, do Centro de Educação da UFPE, e Adélia Collier, gestora do Centro de Design do Recife, são os curadores da exposição “Loiça nossa de cada dia”, que estará em cartaz até o dia 29 de outubro, no Centro de Design do Recife. Com entrada gratuita, o público poderá visitar a exposição de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h, no Centro de Design do Recife, equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife/Secretaria de Cultura do Recife, localizado no bairro de São José, na Rua das Águas Verdes, Casa 10 do Pátio de São Pedro.

Os curadores contam com o apoio da Escolinha de Arte do Recife (EAR), do Grupo de Estudo em Formação de Professores, Arte e Inclusão (Gefai/UFPE/CNPq), do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e do Museu de Arte Popular de Recife (MAP).

A exposição é uma homenagem às mestras e aos mestres louceiros presentes em todo o território pernambucano - guardiões dos saberes e dos fazeres ancestrais, milenares e tradicionais dos povos primervas e originários, sendo responsáveis pela transmissão dessa arte para gerações do presente e do futuro.

Estão presentes na exposição loiças produzidas por comunidades indígenas, bem como utilizadas em restaurantes sofisticados da capital recifense e em rituais religiosos de matrizes afro-indígenas. Objetos do Mestre Vitalino (Caruaru/PE), Família Vieira (Tracunhaém/PE), Cida Lima (Belo Jardim/PE), Neguinha (Belo Jardim/PE), Terezinha Gonzaga (Caruaru/PE), Zé Galego (Caruaru/PE), Ilda Maria (Caruaru/PE), Mestra Deda (Caruaru/PE), Mestre Ednaldo José (Caruaru/PE), entre outros.

Esta exposição integrou a programação do Circuito Fenearte, no período de realização da 23ª Fenearte, cujo tema foi “Louceiros de Pernambuco: Arte da Terra, Poesia das Mãos”. O agendamento de grupos para visitação está sendo realizado através do e-mail centrodedesigndorecife@recife.pe.gov.br ou telefone (81) 3355.3147/3355.3138.

Mais informações
Instagram do Centro do Design do Recife
@centrodesigndorecife

Data da última modificação: 14/09/2023, 14:43