Notícias Notícias

Voltar

Primeira Jornada de Gênero e Raça será realizada amanhã (22)

O evento será no Niate do CFCH, com palestras a partir de 9h da manhã

Acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 9h da manhã, no Niate do CFCH, a primeira Jornada de Gênero e Raça. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), pelo Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (Nefipe) e pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (AmPOF).

Na programação, os debates estão distribuídos nos turnos da manhã e da tarde. Eles versarão sobre temas como resistência, produção cultural negra e outros. O professor do Departamento de Filosofia da UFPE Érico Andrade, um dos palestrantes do evento, destaca que o desafio dessa jornada “é fazer a filosofia acordar para as questões de gênero e raça, especialmente na intersecção entre gênero, raça e classe. Também há o intuito de fazer coro a discussões filosóficas que estão sendo feitas no âmbito nacional, produzidas, dentre outras instituições, pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, a AmPOF”.

Durante o evento, também haverá o lançamento do livro “Negritude sem identidade”, de autoria de Érico Andrade. A obra é dedicada a tecer uma critica em relação à identidade colonial, visando refletir a respeito do caratér subjetivo e comunitario presente na experienca de ser um individuo negro. O livro tem prefácio de Isildinha Baptista Nogueira e posfácio de Renato Noguera. Para participar do evento, não é necessário se inscrever.

Data da última modificação: 21/09/2023, 13:19