Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa de professor do CAV/UFPE e pesquisadores da Fiocruz e da UPE revela impacto dos bloqueadores de TNF em portadores crônicos da doença de Chagas

O artigo foi divulgado no periódico “Parasite Immunology”

Por Petra Pastl

Estudo recente realizado pelo professor Diego José Lira Torres, que atua como docente substituto do Núcleo de Enfermagem, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE, em colaboração com pesquisadores da Fiocruz e da UPE, intitulado “TNF blockers alone and associated with Benznidazole impact in vitro cytokine dynamics in chronic Chagas disease” (tradução livre: “Os bloqueadores do TNF isolados e associados ao Benzonidazol (BZ) impactam na dinâmica das citocinas in vitro na doença de Chagas crônica”) trouxe novas perspectivas sobre o tratamento da doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, por ser causada pelo protozoário Trypanosoma cruz (T. cruzi), afetando, aproximadamente, de seis a sete milhões de pessoas no planeta. 

A pesquisa investigou os efeitos dos bloqueadores de TNF (sigla para “Tumor Necrosis Factor”, ou seja, fator de necrose tumoral) isoladamente e em associação com o Benzonidazol, um medicamento usado no tratamento da doença. O artigo foi divulgado no periódico científico “Parasite Immunology”

A doença de Chagas é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, transmitida principalmente através do inseto popularmente conhecido como “barbeiro”, mas também por transfusão de sangue ou transplante de órgãos, consumo de alimentos contaminados e durante a gravidez e o parto. Ela afeta milhões de pessoas em mais de 21 países, resultando em milhares de mortes anualmente. No Brasil, a transmissão oral é a principal via de contaminação, levando a surtos agudos que demandam medidas sanitárias urgentes. Apesar de os esforços para controlar a transmissão, a doença de Chagas continua sendo um grave problema de saúde pública.

A infecção inicialmente se manifesta por uma fase aguda com intensa parasitemia, seguida por uma fase crônica que pode apresentar formas assintomáticas ou manifestações graves, como complicações cardíacas, neurológicas e digestivas. A forma cardíaca crônica é a mais grave e está associada a uma alta taxa de mortalidade, afetando cerca de 30% dos indivíduos infectados.

A resposta imune do hospedeiro desempenha um papel crucial na evolução da doença, e o estudo buscou entender como os bloqueadores de TNF afetam essa resposta. Os pesquisadores avaliaram os níveis de citocinas pró e anti-inflamatórias em culturas de células mononucleares do sangue periférico de portadores crônicos da doença de Chagas.

Os resultados mostraram que o uso do Benzonidazol (BZ) impacta significativamente a produção de citocinas em portadores crônicos da doença. Além disso, os bloqueadores de TNF, especialmente o Adalimumab (ADA), demonstraram eficácia na redução dos níveis de TNF, uma citocina associada à inflamação e danos teciduais.

O estudo também comparou dois bloqueadores de TNF, o Adalimumab (ADA) e o Etanercept (ETA), e observou que o Adalimumab (ADA) teve um impacto mais significativo na redução dos níveis de TNF, indicando uma possível superioridade desse medicamento no tratamento da doença de Chagas.

Os resultados sugerem que o uso de bloqueadores de TNF, especialmente o Adalimumab (ADA), pode representar uma abordagem promissora no tratamento da doença de Chagas, ajudando a modular a resposta imune e reduzir a inflamação associada à infecção pelo T. cruzi.

No entanto, mais estudos são necessários para validar esses resultados e determinar o papel exato dos bloqueadores de TNF no tratamento da doença de Chagas. Essa pesquisa representa um passo importante na busca por novas estratégias terapêuticas para uma das doenças negligenciadas mais importantes das Américas.

Mais informações
Professor Diego Lira – Núcleo de Enfermagem (CAV/UFPE)

diegolira18ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 28/02/2024, 17:56