Núcleo de Telessaúde do Centro de Ciências Médicas da UFPE completa 20 anos

O Núcleo de Telessaúde (Nutes) do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) completa 20 anos de atividade hoje (31), com a missão de promover a transformação da saúde por meio de soluções, tecnologias e inovações para a sociedade. Baseado no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE, ele oferece atendimento para a população e formação para profissionais da saúde.

Por meio do Nutes, já foram realizados mais de 8 mil atendimentos on-line a pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – incluindo consultas, orientações e monitoramento a distância dos tratamentos.

“A telessaúde tem dado a oportunidade de levar a saúde especializada a lugares remotos, contribuindo para os princípios de universalidade, equidade e descentralização do SUS”, ressalta a vice-coordenadora do Nutes, professora Paula Rejane Beserra Diniz.

Para estudantes e profissionais, o Nutes oferece oportunidades de capacitação e atualização profissional, graças a cursos transmitidos on-line, e ainda recursos para o trabalho com teleconsultoria, telerregulação e telediagnóstico.

Há dois grupos de pesquisa vinculados ao Nutes – um voltado para estudos na área de saúde digital, chamado Grupo de Tecnologias de Informação em Saúde (TICs), e outro voltado para estudos na área de Neurologia e Psiquiatria, chamado Neurociência Comportamental.

“Em relação aos estudantes, o Nutes oferece oportunidades de realização de pesquisas em saúde digital, estágios na área de design e tecnologia e campo de prática para que os estudantes possam experimentar o que é a telessaúde”, detalha a professora Paula.

Com a teleconsultoria e a telerregulação, os profissionais podem discutir casos clínicos e outras questões, como processos de trabalho, em tempo real ou sob demanda, mesmo que estejam em cidades diferentes. Já o telediagnóstico possibilita a realização de alguns exames e emissão de laudos à distância. No caso do Nutes, essa possibilidade se aplica a exames nas áreas de cardiologia, dermatologia, oftalmologia e radiologia.

Sobre as expectativas e planos da equipe para os próximos anos, a professora Paula afirma: “O Nutes está passando por uma renovação. Pretendemos aprimorar nossos serviços com o foco agora em formar pessoas que atendam às demandas por profissionais na área de saúde digital. Estamos investindo também na área de inteligência artificial aplicada a diversas áreas, como apoio ao diagnóstico médico, em tecnologias para educação médica e no desenvolvimento de novos processos e produtos para telessaúde”.

NÚMEROS – Nesses 20 anos de existência, mais de 1,2 mil pessoas trabalharam no Nutes, incluindo estudantes (de graduação ou pós) e profissionais. Essas pessoas atuaram em mais de 50 projetos de P&D, em nove de inovação e em quatro parcerias público-privadas (com a Ti.Saúde e a LinkMed).

Entre os frutos desse trabalho, há três produtos: a Plataforma de Telessaúde HealthNet, a Plataforma de Teleducação Indu e o dataNutes (uma plataforma de gestão de serviços de telessaúde). Aqui, é possível consultar todos os projetos e plataformas do Nutes.

Núcleo de Telessaúde no Instagram
@nutesufpe