Matrícula do semestre 2024.1 dos estudantes veteranos de graduação inicia no dia 4 de abril

Os estudantes de graduação veteranos da UFPE devem realizar a matrícula em componentes curriculares do semestre letivo 2024.1, no período de 4 a 8 de abril, por meio do Sigaa. O prazo é válido para os cursos presenciais e a distância do Campus Recife, Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/Caruaru. As aulas terão início no dia 15 de abril.

Para solicitar a matrícula em componentes curriculares, o aluno deve seguir os seguintes passos no Sigaa: Portal Discente; Aba Ensino; Matrícula on-line; Matrícula Regular. Demais orientações podem ser encontradas no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no menu “Matrícula da Graduação”. As orientações sobre o Sigaa estão aqui.

O Edital nº 05/2024, que traz as informações referentes à matrícula, está disponível no site da Prograd, no menu “Matrícula da Graduação”.

REMATRÍCULA (MATRÍCULA DOS RETARDATÁRIOS, MODIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E TRANCAMENTO DE SEMESTRE) – De 15 a 22 de abril. Na rematrícula (antiga modificação de matrícula), os discentes poderão utilizar esse período para a realização de matrículas, cancelamentos de disciplinas, inclusão de componentes curriculares e trancamento de semestre, por meio do Sigaa. Os discentes que não realizarem a matrícula on-line no período regular do Calendário Acadêmico devem realizar a matrícula de retardatários no período de rematrícula. Caso não efetuem a rematrícula, perderão o vínculo com a UFPE.

MONITORIA 2024.1 - As informações podem ser acessadas aqui.

RECUSA DEFINITIVA DE MATRÍCULA - Não será aplicada em 2024.1, em conformidade com a Resolução nº 27/2022-Cepe/UFPE.

MATRÍCULA EM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E SEGURO OBRIGATÓRIO - O discente deverá certificar-se com a Coordenação de Estágio do curso se a matrícula em estágio curricular obrigatório será realizada por ele, no período regular de matrícula, ou pela referida coordenação.

No caso de o estágio curricular obrigatório se configurar como atividade coletiva, o estudante só poderá se matricular no período regular de matrícula; e, no caso de se configurar como atividade individual, a matrícula pode ser realizada pela Coordenação de Estágio do curso, fora do período regular.

O seguro é obrigatório para a realização de qualquer modalidade de estágio curricular (obrigatório e não obrigatório). É de responsabilidade da Coordenação de Estágio do curso solicitar o cadastramento no seguro de todos os discentes em estágio curricular obrigatório. O seguro de estágio curricular não obrigatório é de responsabilidade da concedente.

INGRESSANTES DE 2024.1 - Os ingressantes deverão fazer o primeiro acesso ao Sigaa, por meio do cadastro. Para mais informações, eles deverão entrar em contato com a coordenação do curso ou observar as orientações disponibilizadas na página da Prograd/Matrícula da Graduação e de orientação sobre o Sigaa.

A matrícula nos componentes curriculares obrigatórios do primeiro período letivo será realizada pela UFPE. O cancelamento de alguns componentes curriculares é permitido para todos os discentes da UFPE. O discente deve, no entanto, permanecer matriculado em, pelo menos, um componente curricular, via Sigaa. Já o aproveitamento de componentes curriculares cursados em outro curso ou em outra instituição deve ser solicitado à coordenação do curso, fora do ambiente do Sigaa.

Data da última modificação: 22/03/2024, 16:53