Mais dois professores da UFPE integram Comitês de Assessoramento do CNPq nas áreas de Genética e Ciências Ambientais

Ambos são membros permanentes do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV

Dois professores do Centro de Biociências (CB), ligados ao Departamento de Botânica, também foram indicados para o Comitê de Assessoramento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A docente Andrea Pedrosa Harand foi indicada para o Comitê na Área de Genética, para o período de 01/07/2023 até 30/06/2026. Já o professor Ulysses Paulino de Albuquerque integrará o Comitê na Área de Ciências Ambientais, para mesmo período.

Andrea Pedrosa Harand é professora titular e bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq - nível 1B. A docente é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal – PPGBV (Conceito 7 na Capes), onde atuou como vice-coordenadora em algumas gestões. Com bacharelado em Ciências Biológicas pela UFPE (1994-1998), doutorado em Ciências Naturais (Botânica) pela Universidade de Viena (Uniwien), Áustria (1999-2002) e pós-doutorado pela Université Paris-Saclay, França (2022), a docente atua na área de Genética Vegetal, com ênfase em Citogenética Molecular Vegetal e em Genética de Populações.

Em sua carreira científica, a professora já publicou mais de 80 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e uma dezena de capítulos de livros, alguns deles publicados pela Springer, uma companhia europeia líder em publicações científicas. Como formadora de recursos humanos, a docente orientou/coorientou 13 mestres, 20 doutores, dois pós-doutores e dezenas de estudantes de graduação. Desde 2009, é membro de corpo editorial do periódico Chromosome Research e integrou o corpo editorial do Cytogenetic and Genome Research de 2015-2016. Atualmente, é revisora de vários periódicos científicos internacionais.

Ulysses Paulino de Albuquerque também é professor titular e bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq - nível 1A, e, também, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal onde já atuou como coordenador. Atualmente, é vice-coordenador do programa para o próximo biênio. Na UFPE, concluiu os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas (1989-1993), mestrado em Biologia Vegetal (1994-1996) e doutorado em Biologia Vegetal (1999-2001). Possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2011-2011).

Ele é membro do corpo editorial de várias revistas internacionais como Plos One, Economic Botany, Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, Ethnobotany Research and Applications e Ethnobiology and Conservation. Em 2022, integrou a lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo divulgada pela Universidade de Stanford. Atualmente, ocupa a cadeira 46 da Academia Pernambucana de Ciência (APC). Em sua carreira científica, já publicou mais 300 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e mais de uma centena de livros/capítulos de livros, alguns deles publicados pela Springer e Elsevier, editoras conhecidas pelo seu rigor científico. Atuando nas áreas de Botânica, Ecologia e Antropologia Ecológica, com ênfase em Etnobiologia, o docente orientou/coorientou 85 mestres, 59 doutores, 10 pós-doutores e dezenas de estudantes de graduação.

Data da última modificação: 14/07/2023, 15:06