IV Recife Open 2024, campeonato de Cubo Mágico, acontecerá em abril na UFPE

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março

Está chegando o IV Recife Open 2024, o aguardado campeonato de Cubo Mágico que promete reunir entusiastas e competidores de toda a região. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, numa sala de aula do 4° andar do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em um fim de semana repleto de desafios e diversão.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de março. No entanto, é importante ressaltar que o número de vagas é limitado a 40 participantes. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 e o pagamento deve ser realizado via Pix. A Universidade está cedendo o espaço para a realização do campeonato, que será estruturado e organizado pelos próprios estudantes.

Nesta edição, não será possível se inscrever na hora, apenas por antecedência através do site oficial do campeonato. As informações para o pagamento do Pix estão no site. É importante destacar que, caso o participante seja menor de idade, é necessário estar acompanhado pelos pais ou responsáveis durante todo o evento.

Entre os organizadores estão dois estudantes da UFPE, José Augusto Almeida da Silva, de Engenharia Eletrônica, e Samuel Simões de Souza Filho, de Engenharia da Computação. E eles ainda contam com Lucca Renè Gomes do Amaral, na organização. O campeonato é aberto a todas as pessoas interessadas, não sendo necessário ser estudante da UFPE para participar.

Além dos três organizadores, o campeonato conta com o delegado júnior, Henrique Rojas Moreno de Almeida, responsável por resolver questões junto à World Cube Association (WCA), entidade internacional que regulamenta as competições de Cubo Mágico ao redor do mundo.

As modalidades serão do IV Recife Open 2024 serão:

2x2x2 – Cubo mágico 2x2.
3x3x3 – A modalidade principal da competição. É o cubo mágico comum, de 3x3, mais conhecido por todos.
4x4x4 – Cubo mágico 4x4.
OH (one hand) - Montar um cubo mágico 3x3 com apenas uma mão.
Pyraminx – Um tipo especial de cubo mágico em formato de pirâmide.
Skewb – Um tipo especial de cubo mágico, onde seus eixos passam pelos vértices do cubo.
Square-1 – Outro cubo mágico especial, que pode mudar de forma conforme é torcido, devido à forma como é movido, adicionando assim um nível extra de desafio e dificuldade.

José Augusto Almeida da Silva (organizador)

augusto.almeida@ufpe.br
Samuel Simões de Souza Filho (organizador)
sssf2@cin.ufpe.br