Notícias Notícias

Voltar

Importância dos Cuidados Paliativos é tema de Reunião Científica e de ações educativas no HC

Para os médicos, a dor deve ser sempre tratada e não tida como “algo normal” pelo fato de o paciente estar morrendo

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Direitos do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS) foram abordados

A Reunião Científica das Residências em Saúde do Hospital das Clínicas da UFPE de outubro ocorreu, na manhã de hoje (30), e abordou o tema “Controle da dor: meu cuidado, meu direito”, que teve como gancho a campanha do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que é comemorado sempre no segundo sábado de outubro. O evento foi conduzido pelos médicos e membros da Comissão de Cuidados Paliativos Christyanne Rodrigues e Hugo Moura, no anfiteatro III do HC, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além da reunião, houve ação educativa sobre Cuidados Paliativos nas portarias 1 e 4.

A primeira palestra foi ministrada por Hugo Moura, que abordou temas como estratégias e sugestões para o tratamento da dor, escala analgésica proposta pela Organização Mundial da Saúde que traz os níveis de dor (leve, moderada e intensa), medidas de redução dos efeitos colaterais visando sempre ao bem-estar do paciente, entre outros. Reforçou também que os profissionais de saúde precisam ficar atentos e saber que a dor deve ser sempre tratada e não tida como “algo normal” pelo fato de o paciente estar morrendo.

“É muito importante a gente ampliar a discussão sobre o tema, pois, ele precisa ser mais reconhecido. Nosso objetivo é disseminar o conhecimento a respeito dos cuidados paliativos para que os profissionais (de saúde) possam entender o quanto essa prática é importante para o bem-estar dos pacientes”, explicou Hugo.

Encerrando a reunião, Christyanne Rodrigues discutiu o tema “Legislação sobre Cuidados Paliativos”. Ela explicou que todo paciente tem direito aos cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a Resolução n° 41, do Ministério da Saúde, e que é obrigação do SUS ofertar os medicamentos que promovam o controle dos sintomas dos pacientes em cuidados paliativos, além de reforçar que o objetivo da prática é promover a melhoria na qualidade de vida dos pacientes não só em fase de terminalidade de vida, mas que convivem com doenças e dores crônicas.

Ainda no período da manhã, houve ação educativa com panfletagem nas portarias do hospital para orientar e disseminar informações acerca do tema, além da distribuição de laços na cor lilás que simbolizam a campanha. A ação foi destinada a toda a comunidade do HC.

Maria do Socorro da Conceição veio buscar o resultado de um exame e ficou curiosa sobre a ação. “Eu não sabia muito bem o que era cuidado paliativo e agora sei e também que é um direito meu. Essas iniciativas são muito importantes, pois levam conhecimento aos pacientes. Todo mundo merece um cuidado digno”, afirmou a dona de casa.

Data da última modificação: 30/10/2019, 13:45