I-Litpeg abre inscrições para o Prêmio Valdinete Lins de Divulgação Científica

A premiação é voltada às pesquisadoras do instituto, novatas ou com trabalhos finalizados há, no máximo, um ano da realização da inscrição

O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg) da UFPE abriu inscrições para o Prêmio Valdinete Lins de Divulgação Científica 2024. A premiação é voltada às pesquisadoras sob orientação de docentes do instituto, que desejam divulgar os trabalhos desenvolvidos no instituto, além de procurar incentivar a participação feminina na ciência e pesquisa.

Vencedora do Prêmio Valdinete Lins 2023 e dirigentes do I-Litpeg

O Prêmio de Divulgação Científica é uma homenagem feita à professora Valdinete Lins (1942-2021) a qual era reconhecida por sua energia, determinação, entusiasmo e dedicação, que serviram de exemplo aos colegas e motivaram muitos jovens estudantes a seguirem a carreira científica. Valdinete Lins foi professora titular do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e atuava de forma incansável nos Programas de Pós-Graduação em Química e em Engenharia Química da UFPE.

As inscrições são direcionadas a estudantes de graduação e pós-graduação que passaram por orientações de professores do I-Litpeg e estão com trabalhos em andamento ou finalizados há, no máximo, um ano da realização da inscrição. Discentes que já foram premiadas não poderão concorrer novamente. Para efetuar a inscrição, a interessada deverá preencher um formulário e incluir com um vídeo de apresentação do trabalho. O acesso ao formulário deve ser feito com o e-mail com domínio oficial da UFPE.

Os vídeos recebidos serão pré-selecionados e avaliados pela bancada do prêmio. Nele, a candidata deve, em até três minutos, apresentar o trabalho ao público da sociedade em geral, elencando, de modo fácil e acessível, os impactos e os resultados obtidos. Esses critérios, como coesão e clareza nas informações, serão levados em consideração durante a avaliação durante a pré-seleção. A vencedora será escolhida através de uma votação on-line aberta ao público em geral.

O período de inscrições vai até 1° março. A divulgação dos vídeos pré-selecionados e o início da votação popular será no dia 4 de março. O resultado da votação e anúncio da vencedora serão divulgados no dia 15 do mesmo mês durante a solenidade de cinco anos de aniversário do I-Litpeg.

Professora Glória Maria Vinhas

gloria.vinhas@ufpe.br