I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos busca ações concretas para redução dos impactos climáticos

Evento realizado no Museu Cais do Sertão contou com a UFPE como uma das realizadoras

O desenvolvimento sustentável foi o mote da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), evento realizado nos últimos dias 16 a 18 no Museu Cais do Sertão, que teve a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como uma das realizadoras. O encontro contou com 41 mesas de debate realizadas, 177 palestrantes e nove países representados (Alemanha, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Suécia).

Correalizada por instituições que representam o poder público, a academia, o segmento empresarial, a sociedade civil e organismos internacionais, a Cirsol teve como objetivo a harmonização de condutas e a sua transformação em ações concretas voltadas para a adequada gestão dos resíduos com redução dos impactos climáticos. O evento contribuiu para a produção e difusão de conhecimento, troca de experiências, construção de iniciativas inovadoras e articulação de políticas públicas voltadas às questões ambientais.

Vice-reitor da UFPE discute produção de conhecimento e sustentabilidade

O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, professor do Departamento de Oceanografia, participou da palestra sobre “Produção de Conhecimento e Sustentabilidade”, ao lado de Marcelo Carneiro Leão (reitor da UFRPE), José Carlos de Sá (reitor do IFPE), Delmar Cardoso (pró-reitor comunitário e de extensão da Unicap), padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira (reitor da Unicap) e José Fernando Thomé Jucá (presidente da Facepe). O papel das universidades na sustentabilidade deu a tônica da discussão.

“Praticamente 95% da produção científica qualificada em nosso país é realizada e desenvolvida nas instituições públicas, em particular nas universidades federais”, afirmou o vice-reitor. “A questão da sustentabilidade tem uma ligação muito forte com a necessidade de produzir conhecimento”, destacou, ressaltando a necessidade de um olhar regional e de ações urgentes para enfrentar a mudança climática. Confira a íntegra da conversa no canal do YouTube do evento.

BERSO - O evento também contou com uma visita técnica à Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) da UFPE. Projeto coordenado pelo Departamento de Energia Nuclear (DEN), em parceria com a Diretoria de Gestão Ambiental (DGA), ela tem como objetivo o tratamento e reutilização de resíduos orgânicos gerados na universidade. A visita possibilita aprendizados sobre processos de compostagem, agricultura urbana, transesterificação para produção de biodiesel e biodigestão para produção de biogás.

CARTA - No encerramento da conferência, foi lida a Carta de Pernambuco, composta pelos compromissos acordados entre as entidades correalizadoras. “Promover a consciência da sustentabilidade ambiental, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais, envidar os esforços para implementar a Agenda 2030 e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é um dos compromissos reafirmados. Confira o documento

Data da última modificação: 29/03/2022, 18:35