Notícias Notícias

Voltar

HC promove série de ações para celebrar o Dia Mundial da Obesidade

Hoje, foi aberto o Mutirão de Cirurgias Bariátricas, que vai prosseguir amanhã (5), operando oito pacientes

O Dia Mundial da Obesidade foi celebrado hoje (4), no Hospital das Clínicas da UFPE. A data, que é importante para a reflexão sobre essa pandemia que afeta a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo, marca uma série de ações que o HC vai desenvolver ao longo deste mês. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Hoje, foi aberto o Mutirão de Cirurgias Bariátricas, que vai prosseguir amanhã (5), operando oito pacientes. Ao longo do mês, haverá ações socioeducativas nas portarias, reunião on-line da equipe multiprofissional do Programa de Tratamento da Obesidade para passar informações aos pacientes do HC que estão à espera da bariátrica, além de um curso sobre Obesidade Grave para profissionais da área de saúde, que terá sua forma de inscrição divulgada em breve.

Os usuários que passaram pela Portaria 4 do HC puderam saber o seu IMC (Índice de Massa Corporal), parâmetro para saber o peso ideal calculado a partir da divisão do peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Além disso, receberam informações e um folheto explicando como atua a equipe multidisciplinar do Tratamento de Obesidade do HC.

“Meu IMC deu peso normal e já é a segunda vez que faço essa medição aqui no HC. Sempre estou me movimentando, caminhando e comendo de forma saudável”, explica a aposentada Vera Alves, de 71 anos. 

Quando o IMC é menor que 18,5 kg/m², a pessoa está magra. Quando está entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal; entre 25 e 29,9, a pessoa apresenta sobrepeso; entre 30 e 34,9 a obesidade é grau I; entre 35 e 39,9, a obesidade é grau II; e igual ou acima de 40kg/m² a obesidade é grave ou grau III.

Data da última modificação: 04/03/2022, 15:19