HC promove evento sobre o Dia Mundial do Diabetes

Conscientização sobre os problemas associados ao Diabetes foi o mote da ação promovida durante a manhã de hoje (14) pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da UFPE sobre o Dia Mundial do Diabetes. A ação foi realizada em parceria com profissionais do Departamento de Enfermagem da Universidade e aconteceu no hall da portaria 4 do HC, sendo destinada não só a usuários do hospital já diagnosticados com a doença, mas também ao público geral da instituição. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Kelvyn Nunes/HC-Ebserh

Atividades ocorreram no hall da portaria 4 do HC

A data, criada pela Federação Internacional de Diabetes (FID) juntamente à Organização Mundial da Saúde (OMS), conscientiza não só sobre a gravidade da doença e suas complicações, mas também sobre sua prevenção e tratamento. Durante a ação, foram realizados testes de medição do nível de glicose, aferição de pressão e também a aplicação de um questionário conhecido como “Findrisk”, que, de acordo com a professora Queliane Carvalho, do Departamento de Enfermagem do UFPE, uma das colaboradoras presentes no evento, funciona para determinar o risco de um indivíduo vir a desenvolver diabetes.

A professora Anna Karla Tito, do Departamento de Enfermagem e integrante do projeto de extensão Educação em Diabetes, explicou que o evento serviu para elucidar o público sobre como a doença é um grave problema de saúde pública que cresce em proporções epidêmicas.

“Muitas pessoas diabéticas nem sequer sabem que possuem a doença, por isso um evento como esse, com testes e conscientização ampla para o público do hospital, é importante para descobrir, orientar e prevenir possíveis casos”, pontuou a profissional. “Nós também damos importância à divulgação da adesão ao tratamento do diabetes, incluindo mudança do estilo de vida, tomada de medicamentos etc, o que é essencial para que a doença possa ser controlada”, adicionou.

Data da última modificação: 14/11/2019, 14:40