Notícias Notícias

Voltar

HC promove ação educativa para conscientizar e informar sobre a dermatite atópica

Doença é caracterizada por coceira, lesões e pele seca, com maioria dos casos manifestando-se nos primeiros 5 anos de vida

A manhã da última sexta-feira (22) foi marcada por uma ação educativa no hall da portaria dos ambulatórios do Hospital das Clínicas da UFPE voltada para a comunidade hospitalar (pacientes, acompanhantes e colaboradores) sobre a dermatite atópica, doença que tem o seu o dia nacional de conscientização celebrado em 23 de setembro. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É uma doença desconhecida por muita gente e que precisa de tratamento com medicação específica para agir na inflamação da pele. Por isso, ações como essa são importantes. Além disso, são necessários cuidados como a hidratação adequada da pele e evitar agentes que possam irritá-la”, explicou a coordenadora da ação e do Ambulatório de Dermatoses Alérgicas do Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia (CPAI) do HC-UFPE, Dayanne Bruscky.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele, com períodos de melhora e piora, ocorrendo em pessoas com história familiar de doenças alérgicas respiratórias (rinite e asma), ou mesmo de dermatite atópica. Não é contagiosa. É caracterizada por coceira, lesões e pele seca, com cerca de 80% dos casos manifestando-se nos primeiros 5 anos de vida, podendo persistir na idade adulta. Mais informações podem ser obtidas no e-book gratuito LER - Dermatite Atópica: lendo e aprendendo, organizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

“Eu não sabia que essa doença existia. É importante conhecer para ajudar uma vizinha ou um parente que esteja passando por isso”, disse a dona de casa Mariana Lopes, paciente do HC.

A ação foi fruto da parceria entre a equipe assistencial de Alergologia e Imunologia do HC com os membros da Liga de Pediatria (Laped) e da Liga de Dermatologia (Laderma), ambas da UFPE. Nesta sexta-feira (29), também pela manhã e no hall da portaria dos ambulatórios, acontece atividade similar. Desta vez, voltada para a conscientização da urticária, doença que tem o seu dia mundial lembrado em 1° de outubro.

Data da última modificação: 25/09/2023, 16:42