Notícias Notícias

Voltar

HC promove 7ª campanha de doação de sangue em parceria com o Hemope

Aberta ao público em geral, ação será nas próximas terça (18) e quarta-feira (19), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na Unidade de Reabilitação do hospital (sala de fisioterapia), no térreo

O Hospital das Clínicas da UFPE promove a sua sétima campanha de doação de sangue, nas próximas terça (18) e quarta-feira (19), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, com o tema “Doação de sangue: viva o lado doador da vida”. A ação é uma parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) e será aberta para o público em geral, que poderá doar na Unidade de Reabilitação do hospital (sala de fisioterapia), no térreo do HC, próximo ao Serviço de Reumatologia. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação faz parte do Programa Pró-Sangue do HC, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. Em novembro do ano passado, o HC foi recordista em doações, arrecadando 229 bolsas de sangue. A quantidade, além de ter auxiliado a abastecer o estoque do hemocentro, beneficiou até 916 pessoas.

De acordo com a assistente social Marcelle Nogueira, integrante da Comissão Pró-Sangue HC, o objetivo da campanha é chamar atenção para a necessidade de inclusão da pauta de doação de sangue nas práticas assistenciais e de formação desenvolvidas no HC, bem como estimular a cultura de doação de sangue. “A manutenção dos estoques reguladores de sangue deve ser compromisso de toda a sociedade. O engajamento solidário de todos deve ser estimulado sobretudo porque não há outra forma de acesso ao sangue e seus hemocomponentes senão através da doação”, acrescentou a assistente social e também componente da comissão, Viviane Dias.

Para doar sangue, é necessário apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 Kg. Além disso, é recomendado que o doador tenha repousado, no mínimo, seis horas na noite anterior, não ter ingerido álcool 12 horas antes da doação, não fumar (três horas antes) ou estar em jejum.

Data da última modificação: 14/07/2023, 09:24