HC inaugura Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru nesta segunda-feira (17)

Foram investidos cerca de R$ 260 mil em serviços de adequação da estrutura e na compra de mobiliário

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugura a sua Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca), em cerimônia nestasegunda-feira (17), às 12h30, ampliando a assistência prestada na área maternoinfantil. Referência no cuidado com a gravidez, o parto e o bebê de alto risco em Pernambuco, o HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).O evento contará com a presença do reitor Anísio Brasileiro, do presidente da Ebserh, Kleber Morais, e do superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro.

Fotos: Maria Cecília Vieira/HC-Ebserh

Espaço amplia atendimento para bebês prematuros e de alto risco

Foram investidos cerca de R$ 260 mil em serviços de adequação da estrutura (banheiros, piso, troca de luminárias e pintura, entre outros serviços) e na compra de mobiliário (camas, cadeiras, mesas de cabeceira etc.). “Esse é um sonho que está saindo do papel e que vai complementar o cuidado humanizado com o bebê de alto risco que realizamos no HC. A Ucinca vai se somar à UTI Neonatal e à Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco)”, explica a coordenadora da Unidade Neonatal do HC, Carmen Aymar.

De acordo com a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde, a Ucinca é responsável pelo cuidado do recém-nascido com peso superior a 1,250kg, clinicamente estável, em nutrição enteral plena, cuja mãe manifeste o desejo de participar e tenha disponibilidade de tempo.

Mães poderão ficar adotar o Método Canguru no HC

O Método Canguru tem como objetivo promover o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê prematuro (antes da 37ª semana de gestação) e/ou com baixo peso (menos de 2,5kg), de forma gradual e progressiva, favorecendo o vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê, além da diminuição do risco de infecção hospitalar, entre outros.

Data da última modificação: 17/12/2018, 16:21