Grupo de trabalho elabora minuta da Política de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFPE

A minuta será submetida a consulta prévia junto à comunidade acadêmica e, depois, apresentada para aprovação no Conselho Universitário

Orientar ações da Universidade no âmbito da promoção à saúde mental e à atenção psicossocial para servidores e estudantes. Essa é a proposta da Política de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFPE, cuja minuta encontra-se atualmente em processo de construção. “O texto fomenta a discussão de uma rede institucional e a importância de compreendermos a saúde mental e a atenção psicossocial como um campo que necessita de parcerias setoriais e intersetoriais articuladas com os territórios e com a rede de atenção psicossocial já existentes na política de saúde (SUS) e na assistência social (Suas)”, explica a psicóloga Vick Brito Oliveira, da Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Progepe. A servidora é um dos nomes envolvidos na elaboração do documento.

Docentes e técnicos de diversos setores participam das discussões

A política visa ainda, conforme explica Vick, propor a discussão de uma cultura de acolhimento, convivência e corresponsabilização para a Universidade, incentivando a articulação entre os projetos, programas, ações e estratégias já existentes, de modo a identificar pares e construir redes. “Ou seja, reafirmar a importância de pensarmos a solidariedade, a atuação coletiva e a responsabilidade compartilhada entre todos diante das questões referentes à saúde mental”, completa a servidora.

As discussões para a criação de uma política voltada para a saúde mental da comunidade acadêmica da UFPE tiveram início em 2021, durante a pandemia de covid-19, a partir das discussões promovidas pelo Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Universidade. As ações envolveram o levantamento de instituições de Ensino Superior que possuíam políticas implementadas ou em processo de aprovação, bem como a realização de reuniões com representantes de diversos setores da Universidade, incluindo representações de entidades estudantis. Tanto a coordenação do GT como a construção da escrita da minuta estão sendo conduzidas pela Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial, ligada à Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).

Assim que for finalizada, a minuta será submetida a consulta prévia junto à comunidade acadêmica da UFPE, com posterior apresentação e, consequentemente, aprovação no Conselho Universitário (Consuni). A expectativa é que o documento seja publicado ainda este ano.

O Grupo de Trabalho em Saúde Mental da UFPE é formado por representantes da Progepe; Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes); Departamento de Terapia Ocupacional; Núcleos Erer, de Acessibilidade (Nace) e LGBT; Hospital das Clínicas (HC); Laboratório Acolher (Lace), do Centro de Educação (CE); Comissão de Saúde Mental, Humanização e Bem-Estar; Comissão de Ética; Serviço Integrado de Saúde (SIS); Serviço de Psicologia Aplicada (SPA); Colégio de Aplicação (CAp); Associação de Pós-Graduandos (APG); Diretório Central dos Estudantes (DCE); Probem do CAC; Espaço de Diálogo e Reparação (EDR); Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (Neap); Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e Coordenação de Assistência Estudantil do CAV; e Núcleo de Ciências da Vida (NCV) do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A coordenação é da Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial, vinculada à Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).

SAÚDE MENTAL - A UFPE disponibiliza atualmente uma série de serviços destinados ao atendimento médico e psicossocial de servidores e estudantes. Um deles é o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), voltado para os servidores e seus dependentes maiores de 18 anos. O núcleo oferece cuidados em assistência médica ambulatorial básica e em saúde mental, e atende pelo telefone (81) 2126.7577 e pelo e-mail saudemental.extensao@ufpe.br.

Outras iniciativas voltadas ao bem-estar dos servidores são a Divisão de Promoção à Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que oferta informações e auxilia na discussão institucional – junto a setores, grupos e equipes – envolvendo a promoção da saúde mental e a atenção psicossocial em uma perspectiva mais coletiva. Ela pode ser contactada pelo e-mail divisao.saudemental@ufpe.br. Tem ainda o atendimento feito por profissional de psicologia vinculada à Coordenação de Avaliação, Dimensionamento e Movimentação de Pessoal (DDP) da Progepe, que auxilia na promoção da qualidade das relações interpessoais no trabalho. O setor atende pelo telefone (81) 2126.8173.

Quanto à assistência destinada aos estudantes, a UFPE conta com serviços de suporte psicossocial diversos, como o Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase). Ligado à Proaes, o núcleo atende os alunos contemplados pelas políticas assistenciais oferecidas pela Universidade. O serviço funciona no Campus Recife e pode ser contactado pelos telefones (81) 2126.8439 e 2126.8486 e pelo e-mail acolhimentosaude.nase@ufpe.br. Também no Campus Recife, o Neap realiza o acolhimento psicossocial dos alunos junto a alguns departamentos. No Centro Acadêmico de Vitória (CAV), as atividades são desenvolvidas pela Coordenação de Assistência Estudantil (Caest-CAV). Os alunos podem conversar com o Caest pelo telefone (81) 3114.4130 ou pelo e-mail caest.cav@ufpe.br.

divisao.saudemental@ufpe.br

Data da última modificação: 20/07/2023, 15:08