Gefai-UFPE realiza exposição com trabalhos de quatro artistas visuais

A mostra possui dispositivos de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual

O Grupo de Formação de Professores, Arte e Inclusão (Gefai) da UFPE realiza, até o próximo dia 29, a exposição “Um Por Todos! Todos Por Um!”. A mostra é resultado de um exercício poético/pedagógico de curadoria coletiva. Participaram dessa ação Everson Melquiades, professor do Departamento de Ensino e Currículo, do Centro de Educação; Tássio Melo, estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais; e Natanael Vitor e Scarlette Beloni, estudantes do curso de Pedagogia.

A expressão “Um por todos! Todos por um!” era evocada pelos mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e D’Artagnan quando eles precisavam enfrentar grandes aventuras no romance “Os Três Mosqueteiros”, do francês Alexandre Dumas, publicado em 1844. De forma geral, ao longo de quase dois séculos, essa expressão tem despertado sentimentos de amizade, coragem, força, fraternidade, lealdade, participação, responsabilidade e solidariedade.

Pautada por esses sentimentos, a exposição reuniu quatro artistas visuais: Antônio Mendes, Ilii, João Emiliano Andrade e Rafaela Mendes. A mostra possui dispositivos de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência visual (audiodescrição, fichas das obras de arte em braille e em tinta para pessoas com baixa visão) e está sendo realizada na Escolinha de Arte do Recife, localizada na Rua do Cupim, nº 124, no Bairro das Graças, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Data da última modificação: 02/02/2024, 12:31