Festival de Ópera volta aos palcos de Pernambuco a partir de sexta-feira (4)

Quarta edição traz grandes peças do repertório mundial e pernambucano

Da assessoria do evento

A partir desta sexta-feira (4), o Teatro de Santa Isabel abrigará, mais uma vez, o Festival de Ópera de Pernambuco (Fope), que está em sua 4ª edição e irá até o dia 21. A realização e a produção são da Academia de Ópera e Repertório (AOR) e Sinfonieta UFPE. A direção artística e executiva é do maestro Wendell Kettle, professor do Departamento de Música da UFPE.

Fotos: Elias Marques/Divulgação

Elenco de “O Professor de Música” e o maestro Wendell Kettle

As óperas selecionadas para esse IV Fope demonstram a força da ópera nordestina e considera, também, o repertório internacional. “Teremos, no fim de semana da abertura do IV Fope, uma ópera cômica, que se presta de modo muito especial à formação de público – ‘O Professor de Música´, de Giovanni Battista Pergolesi”, anuncia Kettle.

Karla Karolla interpreta Júlia em “Júlia, a tecelã”

O segundo fim de semana será marcado pela apresentação de “Júlia, a tecelã”, uma miniópera em homenagem a Júlia Santiago, a primeira mulher a se tornar vereadora do Recife, composição do próprio Wendell Kettle. “Promover a composição de repertório operístico inspirado na nossa gente, em personagens da nossa cultura e da nossa história, é um pilar das atuações da AOR”, destaca o maestro.

Fechando com chave de ouro o festival, uma das mais célebres óperas do repertório internacional – “La Traviata”, de Giuseppe Verdi –, em comemoração aos 210 anos de nascimento desse eminente compositor italiano. “Esse repertório demostra o grande potencial dos cantores líricos e demais profissionais do setor operístico do nosso estado e região, bem como o apreço e a prioridade que damos à ópera nacional – pernambucana e nordestina”, enfatiza o diretor do festival.

Flora (Kleiton D'Araujo) e Violetta (Izadora França) em “La Traviatta”

CENA LÍRICA PERNAMBUCANA - O Fope tem promovido a valorização dos profissionais pernambucanos de ópera, a formação de público para as artes líricas, além da inserção de Pernambuco no roteiro dos grandes festivais de canto operístico do país.

A AOR e a Sinfonieta UFPE vêm sendo responsáveis não apenas pelo ressurgimento da cena operística local, mas também por executar obras de verdadeiro e ousado ineditismo nos palcos nordestinos. “A criação do Festival de Ópera de Pernambuco tem gerado uma demanda no mercado do canto lírico e da música erudita na nossa Região”, afirma o maestro Kettle. Além dele, destacam-se as participações dos cenógrafos e figurinistas Rose Mary de Abreu Martins e Marcondes Lima – professores do Departamento de Artes da UFPE – que assinam a Direção de Artes Visuais dos espetáculos “O Professor de Música” e “La Traviata”, e “Júlia, a tecelã”, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO PARALELA - Além das montagens operísticas, o IV Fope terá em sua programação uma masterclass de canto lírico, ministrada pelo soprano Loren Vandal e pelo tenor Ivan Jorgensen, cantores do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ambos farão participação especial no festival: Loren cantará o papel de Violeta e Ivan o de Alfredo em “La Traviata”. A masterclass será no dia 19 de agosto, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel.

“Um outro ponto de destaque dessa edição do Fope é que o projeto interuniversidades que iniciamos no festival passado continua e tem se fortalecido, de modo que teremos a participação de cantores e instrumentistas das nossas universidades irmãs aqui do Nordeste: da Escola de Música da UFRN, do Departamento de Música da UFPB e da Unidade Acadêmica de Música da UFCG. Assim, alunos e professores dessas três universidades se juntarão à AOR e à Sinfonieta UFPE na realização desse grande evento operístico em nosso estado”, pontua Kettle.

Maestro compõe obra lírica em homenagem à Júlia Santiago

A pequena obra lírica “Júlia, a tecelã” foi composta pelo maestro Wendell Kettle especialmente para as comemorações do centenário de Júlia Santiago em 2017. Agora, ela integra a programação do IV Festival de Ópera de Pernambuco.

A obra apresenta episódios representativos da vida da personagem: a história de como se deu sua vinda para a capital pernambucana, seu trabalho nas fábricas e tecelagens, seu papel de liderança no Círculo Operário, seu engajamento sociopolítico e sua eleição como vereadora. Sua ideia principal é ser uma contribuição para o repertório lírico pernambucano pois trata da vida desta grande mulher – pioneira no que se refere ao empoderamento feminino na política – e figura pública do estado.

“Me baseei na entrevista que Júlia deu ao Cehibra da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), de modo que os textos das cenas que compõem a obra foram retirados, o mais fielmente possível, de suas falas”, finaliza o maestro e compositor Kettle.

Programação

• "O Professor de Música", de Giovanni Battista Pergolesi: dias 4 (20h), 5 (18h e 20h) e 6 de agosto (19h) -  Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)

• "Júlia, a tecelã", de Wendell Kettle: dias 10 (20h), 11 (20h), 12 (20h) e 13 de agosto (19h) - Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)

• "La Traviata", de Giuseppe Verdi: dias 17, 18 e 19 (19h) e 20 de agosto (18h) - Ingressos: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia)

Os ingressos poderão ser adquiridos através da plataforma Guichê Web e no próprio teatro, de quarta a domingo, das 14h até o encerramento das apresentações.

Instagram do festival @festivaloperape
Teatro de Santa Isabel